Reduzir custos de marketing pode ser uma das melhores maneiras de cortar gastos e aumentar a margem de lucro da sua empresa. No entanto, é preciso fazer isso com sabedoria, pois o velho ditado que diz “a propaganda é a alma do negócio” continua a ser válido.
Desse modo, é importante saber de onde tirar os recursos no marketing, pois, simplesmente diminuir a divulgação e a propaganda pode ter um efeito contrário a longo prazo.
Afinal, não adianta oferecer um produto ou serviço de excelência se essa oferta não chegar até o consumidor final, não é verdade?
Sendo assim, é mais vantajoso realocar o capital destinado ao marketing para onde ele realmente funciona, e assim, aumentar as vendas ou a prestação de serviços de modo a fazer o seu negócio crescer e, consequentemente, render mais retorno.
E para te mostrar como reduzir custos de marketing da maneira correta, sem prejudicar a publicidade da sua empresa e ainda aumentar a sua lucratividade, trouxemos várias dicas valiosas para você. É só acompanhar até o final e conferir!
Por que reduzir custos de marketing?
Como já vimos, reduzir custos de marketing é uma das formas de cortar gastos e aumentar a margem de lucro da sua empresa. Assim, você pode investir o capital em outras áreas do negócio e até traçar uma estratégia para a expansão dele.
Porém, reduzir custos não quer dizer necessariamente retirar recursos. Você não deve, por exemplo, começar a cortar colaboradores do departamento de marketing.
Para reduzir custos de marketing e obter um resultado satisfatório com isso, são necessárias algumas medidas e estratégias como veremos a seguir.
Como reduzir custos de marketing corretamente?
Não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande e nem se você começou agora ou já está a anos no mercado: o marketing é fundamental para o negócio ir para a frente e ponto final.
Portanto, reduzir custos nesse departamento requer uma precisão cirúrgica para não acabar prejudicando seu negócio a longo prazo. Afinal, se você apenas parar de colocar dinheiro na área da publicidade da sua empresa, os clientes novos param de chegar e a concorrência fica com todos eles.
Portanto, é necessário que você siga uma estratégia bem planejada para reduzir custos de marketing, que vá passo a passo afunilando os gastos, redirecionando os recursos e cortando as “barrigas” do orçamento.
A seguir, separamos algumas dicas de como fazer isso.
Qualifique o seu consumidor
Uma das coisas que mais reduzem o lucro é o custo por aquisição ou venda (CPA). Ou seja, o quanto você gasta desde que seu cliente começa a experiência de compra até ele fechar o negócio com você.
E a pior parte disso, é que muitos consumidores abandonam a compra no meio do processo e você acaba tendo prejuízo com o capital que você investiu nele, desde quando anunciou o produto ou serviço, com os colaboradores que o ajudaram até o ponto em que ele desistiu, etc.
Aliás, pesquisas apontam um número alarmante: 85% dos consumidores desistem antes de fechar negócio, em geral porque ainda não se sentem prontos para finalizar.
Desse modo, uma das formas de minimizar esse problema é qualificar o seu cliente. E isso vale tanto para negócios físicos quanto digitais.
Se você ficar gastando recursos com um cliente em potencial que ainda não está pronto para fechar negócio, é “chover no molhado”. Portanto, adotar medidas que identifiquem em que etapa do funil de vendas esse consumidor está, é de suma importância.
Hoje em dia, raramente alguém efetua uma compra ou contrata um serviço sem pesquisar na internet antes. Então, você precisa estar na rede para capturar essas oportunidades, pois com certeza seu concorrente pensa o mesmo!
E isso nos leva ao próximo tópico, que é um dos mais importantes para reduzir custos de marketing.
Invista no marketing digital
O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. Afinal, com o avanço da cobertura e do uso da internet, a grande maioria das pessoas costuma estar nas redes sociais e usar ferramentas de busca.
Inclusive, o desejo de compra provém muito do que estes usuários veem na rede. Então, depois de ter esse desejo despertado, a grande maioria, por volta de 93%, pesquisa a fundo antes de efetuar a compra ou a contratação do serviço.
E mesmo quem ainda costuma comprar em lojas físicas, passou a pesquisar antes na internet sobre aquele produto ou serviço.
Percebe que você precisa estar na web para chegar ao seu consumidor mesmo que tenha uma empresa física?
Afinal, você precisa oferecer seu produto ou serviço para despertar o desejo de compra ou a consciência de dor nesse consumidor, depois, precisa mostrar seu diferencial para que esse cliente em potencial opte por você. Finalmente, tem que fazê-lo chegar até você para fechar o negócio.
Portanto, investir em marketing digital é essencial não só para reduzir custos com marketing, como também para alavancar o seu negócio de maneira geral.
Desse modo, não deixe de manter páginas atualizadas nas redes sociais, um blog ou site que disponibilize uma newsletter ou alguma outra ferramenta de captação de leads, botões de comunicação direta com o seu departamento de vendas, etc.
Aliás, se você não tem tempo ou conhecimento para fazer isso sozinho, é primordial que você contrate alguém para fazê-lo.
Inclusive, direcionar parte do orçamento da publicidade da sua empresa para o marketing digital é uma das formas de reduzir custos de marketing de uma maneira geral, pois muitas ferramentas, como as redes sociais, por exemplo, são gratuitas.
Aposte no member get member
O member get member é uma das formas mais eficazes de reduzir custos de marketing, pois essa é uma técnica que, basicamente, não custa nada.
O popular “boca a boca” continua sendo excelente para os negócios, e é exatamente essa a essência do member get member. Com ele, seu cliente divulga seu produto para os conhecidos e os traz para se tornarem seus clientes também.
Então, essa rede tende a se expandir cada vez mais, o que não poderia ser melhor para a sua empresa. Inclusive, para saber mais você pode consultar nosso Guia MGM. Porém, para alcançar isso, você precisa:
- Oferecer um serviço ou produto de qualidade;
- Trabalhar para fidelizar seu cliente;
- Incentivar, com brindes e descontos, por exemplo, o member get member.
Agora que você já sabe como reduzir custos de marketing, coloque essas ideias em prática e aumente seus lucros!