Reduzir custo de vendas é um dos principais desafios enfrentados por qualquer empresa, em especial as novas e pequenas.
Afinal, cada centavo gasto com um processo de compra, é deduzido do valor do lucro final dela.
Sendo assim, saber usar as estratégias certas e mais eficazes para efetivar vendas é o melhor caminho a ser tomado para contornar esse obstáculo e fazer com que sua empresa tenha um faturamento líquido melhor a médio e longo prazo.
Pensando nisso, hoje trouxemos para você muitas informações e dicas com as melhores estratégias para você seguir, reduzir o custo de venda e obter um percentual de lucro maior. É só acompanhar e conferir!
O que é Custo de Venda?
Custo de venda, ou Custo por Mercadoria Vendida, (CMV) é todo o valor gasto pela empresa com a aquisição, estocagem, transporte, distribuição, publicidade, entrega, etc, de uma mercadoria até que ela seja vendida efetivamente ao cliente.
Por isso é tão importante para qualquer empresa reduzir ao máximo esse valor para que ele não “coma” todo o lucro final quando o negócio for finalizado com seu cliente.
Imagine se de cada 10 reais de CMV que você tiver com um produto, seja reduzido 1 real. A cada 10 vendas, você terá lucrado o valor de 1, sem precisar aumentar o volume de fechamento de negócios.
E para fazer isso da maneira correta, é preciso saber de onde esse valor irá sair para não prejudicar a qualidade dos seus serviços nem ter um efeito contrário a longo prazo, como veremos a seguir.
Como reduzir custo de vendas?
Pesquisar é um dos principais conselhos quando o assunto é economizar. Seja para a economia doméstica, seja para o mundo dos negócios.
Por isso, levar em conta a melhor relação custo benefício para escolher o fornecedor, empresa de transportes e todos os outros serviços dos quais você precisa para garantir o produto para o seu cliente, é um bom primeiro passo.
Uma dica importante é nunca diminuir a qualidade do seu produto para reduzir custo de vendas. Afinal, isso pode fazer com que seu cliente se decepcione com sua marca e migre para o concorrente.
Sem contar que a maioria dos consumidores prefere pagar um pouco mais para ter um produto de qualidade, principalmente se já for um freguês assíduo de uma marca.
Desse modo, você deve analisar outras áreas do CMV para identificar onde podem ser cortados gastos sem prejudicar a reputação da sua empresa.
Um dos pontos principais que envolvem o custo de vendas é a atração do cliente para fazer negócio com você. Isso porque você pode ter o melhor produto em estoque, tê-lo adquirido ou produzido com o menor custo possível, mas se não conseguir trazer o público para comprá-lo, você não terá lucro algum.
Sendo assim, a joia da coroa, por assim dizer, na hora de reduzir custo de vendas e do crescimento do seu faturamento é o marketing.
Saber usar estratégias de marketing para aumentar e agilizar as vendas é o melhor modo para diminuir suas despesas no que confere à efetivação de negócios. E essas são algumas das principais estratégias que você pode usar nesse sentido.
Conheça a sua persona para reduzir custo de vendas
Saber exatamente para quem oferecer seu produto ou serviço aumenta de maneira muito significativa as chances dessa pessoa aceitar a oferta.
Assim sendo, você deve conhecer sua persona, suas dores, expectativas e como você pode ajudá-la a sanar essa dor e atender às expectativas dela. Só para ilustrar, imagine que você tem um pet shop, por exemplo.
De que adianta você investir em produtos de qualidade, serviço veterinário de primeira, bons colaboradores para cuidar dos bichinhos e oferecer tudo isso para quem não gosta, não tem e nem pretende ter um pet?
Portanto, saber para quem e onde oferecer é um dos caminhos para reduzir custo de vendas e o desperdício de tempo e energia gastos com pessoas que nunca irão fazer negócios com você.
Invista em marketing digital
Além de saber quem é a sua persona, é preciso que a oferta dos seus serviços chegue até ela. Para que isso aconteça, a melhor aposta é usar o marketing digital.
Afinal de contas, pesquisas apontam que mais de 93% dos consumidores pesquisam na internet antes de efetuar uma contratação ou adquirir um produto.
Então, certamente sua persona está nesse momento procurando exatamente por seus serviços na web. Sendo assim, se sua empresa não estiver lá para atendê-la, seu concorrente estará!
Portanto, investir em marketing digital, inbound marketing, que é o marketing de atração, publicar conteúdos que atendam à sua persona seja em qual estágio do funil de vendas ela esteja, aumenta muito as chances de que ela escolha você quando estiver pronta para comprar. Assim, você também vai reduzir custo de vendas.
Qualifique a clientela
Essa dica é uma extensão das anteriores. Afinal, usando a classificação de clientes você sabe para quem oferecer, mas para ter essa informação, precisa do marketing digital para saber em que etapa da jornada de compra seu possível cliente está.
Então, nos conteúdos que você disponibilizar na web para captar clientes, deixe newsletter para que eles assinem, por exemplo, para que você os vá direcionando para a equipe de vendas de acordo com o avanço deles na jornada de compra.
Aposte na automação de processos e passe a reduzir custo de vendas
Existem muitas ferramentas digitais que ajudam a direcionar suas leads até efetivá-las como clientes de forma automatizada.
Você pode, por exemplo, automatizar o disparo de e-mails marketing em horários e com conteúdos estratégicos para ajudar o cliente a tomar a decisão de compra.
E isso sai mais barato e mais rápido do que fazer tudo de forma orgânica, o que, por consequência, ajuda a reduzir custo de venda.
Use e abuse das métricas
Usar métricas para avaliar o resultado, comparar estratégias e desempenhos é fundamental para traçar o melhor caminho para sua empresa e reduzir custo de vendas.
Assim, você consegue analisar os dados relativos ao antes e depois das mudanças adotadas, descartar ou aprimorar o que ainda não deu certo e prosseguir com o que deu.
E se você não tem tempo hábil ou conhecimento suficiente para aplicar qualquer uma dessas estratégias, é muito importante que você contrate alguém para fazê-lo por você, pois, sem planos eficazes, nenhuma empresa prospera no mercado.
Para conhecer mais, leia também o nosso Guia MGM para saber como otimizar seu crescimento.
Agora que você já sabe tudo sobre as estratégias usadas para reduzir custo de vendas, comece a trabalhar hoje mesmo para botar isso em prática e aumentar o seu faturamento!