Usar ferramentas de Member Get Member é um dos meios mais eficazes de se conseguir aumentar a clientela. Afinal de contas, nessa estratégia de marketing são seus próprios clientes que trazem mais pessoas para a sua empresa.
Desse modo, você aumenta a sua freguesia sem precisar gastar muito para isso e ainda pode recompensar seus fregueses mais fiéis por isso.
E se você quer saber como usar as ferramentas de Member Get Member para expandir a sua rede de clientes, é só ler até o final! Isso porque trouxemos dicas e informações super práticas e simples de serem aplicadas para você usar em seu negócio.
Sendo assim, fique com a gente, acompanhe até o fim e não perca nada!
O que é Member Get Member?
Member Get Member, que também é conhecido pela sigla MGM e, no Brasil, por Marketing de Indicação, é uma estratégia de marketing muito usada por empresas de todos os tamanhos e tempo de mercado.
Através desta estratégia, clientes habituais de uma marca indicam essa empresa para outras pessoas e recebem algum tipo de recompensa para isso.
De modo geral, o Member Get Member é o típico “boca a boca”, tão popular e antigo. No entanto, ele é uma estratégia organizada e traçada passo a passo para se alcançar os resultados esperados de modo permanente e eficaz.
Afinal, não é raro de acontecer de alguém gostar tanto de um produto ou serviço a ponto de indicá-lo para amigos e familiares.
Você mesmo já deve ter indicado uma empresa para alguém, ou aceito uma indicação de serviços ou produtos de uma determinada marca de alguém do seu círculo de convivência.
Porém, para que o Member Get Member faça uma diferença expressiva em sua empresa, é preciso saber como proceder na hora de aplicá-lo. E é sobre isso que iremos falar a seguir.
Como aplicar o Member Get Member em sua empresa?
Para usar ferramentas de Member Get Member em seu negócio, é preciso bolar um plano de ação bem elaborado e segui-lo de forma metódica para que elas, de fato, funcionem.
Desse modo, reúna sua equipe e trace uma estratégia para alcançar os resultados que você espera e que isso continue fazendo diferença permanentemente.
Apesar desse plano variar muito de empresa para empresa, dependendo de vários fatores, como ramo, metas, porte, etc, a base é sempre a mesma.
Isso porque, em suma, todas as empresas tem um intuito em comum quando decidem usar ferramentas de Member Get Member: aumentar a clientela.
Sendo assim, seja lá qual for o seu ramo e demais características empresariais, estas são algumas medidas que você precisa observar na hora de traçar sua estratégia de MGM:
Conheça a sua persona
Saber com precisão quem é o seu cliente ideal é um dos pontos chave para fazer a sua estratégia de MGM funcionar. Afinal, você precisa saber quem deseja atrair para que não acabe trabalhando e investindo recursos com pessoas que jamais se tornarão seus clientes.
Trabalhe para oferecer serviços de excelência
Uma coisa primordial para incentivar seu cliente não só a indicar sua empresa para mais gente, como também para fidelizá-lo a você, é oferecer um serviço de qualidade.
Afinal, ninguém vai indicar um serviço do qual não goste, não é mesmo? A não ser, quem sabe, para um inimigo! Portanto, trabalhe para aprimorar a qualidade dos seus produtos e serviços para garantir que cada vez mais gente queira usá-los e que não possam ficar sem eles.
Ofereça recompensas expressivas para quem indicar
Outra coisa importante a ser levada em conta na hora de usar ferramentas de Member Get Member é a questão da recompensa oferecida ao seu cliente que indica.
Isso porque, se você oferecer um chaveirinho de plástico, por exemplo, pode ser que isso não o convença a se tornar um embaixador da sua marca.
Portanto, avalie uma recompensa que realmente chame a atenção do seu cliente, como um pacote de serviços, descontos ou acesso a um evento exclusivo, enfim, algo que realmente vá fazer a diferença para ele.
Invista em marketing digital
Depois de elaborar a sua estratégia de MGM, é importante que você divulgue largamente a sua campanha.
E como a grande maioria das pessoas está na internet, é lá que você tem que divulgar a sua promoção. Então, use as redes sociais, poste em blogs próprios e de terceiros, enfim, use e abuse da web para propagar sua campanha de Member Get Member.
Fidelize seu novo cliente
Além de estabelecer um plano para agradar o cliente indicador, é importante que você encontre um meio de incentivar o amigo dele a aceitar a indicação.
Você pode oferecer um desconto para o novo cliente em potencial, por exemplo, ou um pacote inicial para que ele conheça seus serviços.
Dessa forma, você aumenta as chances de que ele permaneça como seu cliente e não apenas aproveite a promoção e suma.
Use métricas para avaliar os resultados
Além de se esforçar para fazer as ferramentas de Member Get Member funcionarem, é importante que você avalie os resultados após a aplicação para saber se elas realmente renderam os resultados que você esperava.
Assim, fica mais fácil saber quais as técnicas que devem ser aprimoradas, quais foram proveitosas e quais devem ser abandonadas.
Quais ferramentas de Member Get Member são mais eficazes?
Existem algumas abordagens que você pode usar para aplicar as ferramentas de Member Get Member.
Dentre as principais delas, podemos citar algumas.
Indique e ganhe
Você pode usar o método do “Indique e ganhe”, oferecendo vouchers de descontos, ingressos para shows, brindes, etc, para quem indicar sua marca para um amigo e familiar.
Compartilhe e concorra
Para divulgar sua campanha nas redes sociais, você pode lançar uma campanha de “Compartilhe e concorra”, onde seu cliente compartilha seu post, marca amigos e concorre a prêmios.
Traga um amigo e tenha descontos
Outra técnica bastante eficaz de Member Get Member é o “Traga um amigo e ganhe descontos”. Aliás, esse método é bastante usado pelo McDonalds, por exemplo, onde o cliente leva um amigo para comer um MC Lanche Feliz e paga metade do preço por ele.
Essas são apenas algumas ferramentas de Member Get Member que você pode usar, pois existem muitas outras que são igualmente eficazes.
É importante lembrar que, caso você não tenha um departamento de marketing bem estruturado nem tempo ou conhecimento para fazer sozinho, é essencial contratar uma empresa séria e especializada para aplicar as ferramentas de Member Get Member.
Sendo assim, você pode criar conta e conhecer mais sobre as ferramentas de Member Get Member. Em seguida, coloque essas dicas em prática e comece hoje mesmo a trabalhar para fazer o seu negócio crescer!