Aumentar a geração de leads na empresa precisa ser uma prioridade para você que quer prosperar e crescer no mercado. Afinal de contas, as leads são a fonte da sua clientela e, sem elas, você tem dificuldades até mesmo para saber mais sobre sua persona.
Os leads são consumidores que demonstraram interesse pela marca, pelos produtos e serviços que você oferece, e por isso, eles se tornam uma forma de encurtar o caminho na busca de converter novos clientes.
Com a propagação da internet, gerar novos leads se tornou uma tarefa mais simples e fluida, mas para se valer desse tipo de estratégia, é necessário adotar medidas e táticas específicas.
Pensando nisso, hoje trouxemos para você muitas dicas e informações sobre esse assunto. Sendo assim, não deixe de acompanhar até o final para saber tudo sobre a geração e captação de leads e como fazer para atraí-las para sua empresa!
O que são leads?
Leads são, basicamente, oportunidades de negócio para a sua empresa. Em geral, eles são consumidores que estão na etapa do meio do funil de vendas, isto é, já identificaram que tem uma dor que precisa ser sanada e estão na fase de consideração.
Então, dizemos que um cliente em potencial se tornou lead da sua empresa quando ele fornece seus dados pessoais, como nome, e-mail, telefone, em algum mecanismo de captação veiculado por você.
Esse mecanismo pode ser uma newsletter, um botão de comunicação, um infoproduto baixado, etc.
Assim sendo, aumentar a geração de leads na empresa é algo muito valioso e indispensável, pois, podemos afirmar que quando alguém se torna seu lead, está a poucos passos de fechar negócio com você.
Como aumentar a geração de leads na empresa?
Já deu para perceber que gerar leads é um dos pilares centrais de qualquer negócio, não é mesmo? Assim, trabalhar para tornar isso realidade deve ser uma das prioridades em sua empresa.
Muitos empreendedores tomam a decisão equivocada de comprar dados de contato de empresas e pessoas para tentar oferecer seus produtos e serviços para elas. Isso raramente funciona, pois, se alguém não forneceu os dados de bom grado para você, dificilmente está interessado em seus serviços.
Então, as chances de que essa pessoa compre algo ou contrate algum serviço da sua empresa são mínimas.
Portanto, ao invés de comprar uma lista com nomes, telefones e emails, trabalhe para que essas pessoas os forneçam a você de livre e espontânea vontade.
Invista no marketing digital:
O primeiro passo para aumentar a geração de leads na empresa, é apostar no marketing digital.
Com a popularização da internet, a maioria dos consumidores acessam e buscam por produtos e serviços diariamente de forma online, e essa pode ser a sua chance de atingir um público mais específico, que realmente se interesse pelo que sua empresa pode oferecer.
Tanto que estudos mostram que mais de 93% dos consumidores fazem pesquisas em mecanismos de busca antes de comprar um produto ou contratar um serviço.
Portanto, antes de começar a usar a internet para captar leads, defina um perfil ideal de cliente, ou IPC, para que as campanhas e estratégias adotadas pelo pessoal do marketing digital cheguem a um tipo específico de consumidor, que tenha necessidades e dores pelas quais sua empresa criou soluções.
E não deixe de produzir conteúdo para os clientes em todas as etapas do funil de vendas para que sua marca se torne conhecida deles.
Assim, quando estiverem prontos para fornecer os dados, estarão à vontade para entregá-los a você, pois já terão formado um vínculo de confiança com sua empresa.
Use ferramentas de automação:
A tecnologia tem passado por atualizações constantes, o que a tornou uma importante ferramenta para gestores de qualquer tipo de segmento que desejam aumentar a geração de leads na empresa.
Ao adotar essas ferramentas de automação, a obtenção e processamentos de dados se torna mais simples e rápida, fazendo com que as estratégias adotadas sejam mais assertivas, e realmente tragam resultados positivos.
Ademais, os processos automatizados economizam recursos, que podem ser direcionados para outras áreas, facilitando o trabalho da equipe de marketing.
Ofereça recompensas em troca de dados:
Outra dica de ouro para aumentar a geração de leads na empresa é oferecer algo em troca dos dados. E isso não precisa ser algo mirabolante e dispendioso!
Pode ser um ebook, um infográfico, o acesso a um vídeo, enfim, algum infoproduto de qualidade e que seja relevante para aquele seu cliente em potencial.
Não se esqueça que, se essa pessoa está lá, é porque está interessado no que você tem a oferecer para ela.
Portanto, seja criativo e produza conteúdos que sejam capazes de despertar o interesse do público e de modo que ele aceite trocar seus dados pessoais por essa recompensa.
Tenha uma equipe bem preparada para aumentar a geração de leads
Um dos pontos chave na hora de trabalhar para aumentar a geração de leads na empresa é contar com um time que esteja apto a absorver esses leads e usar da forma mais efetiva possível as informações fornecidas por eles.
Afinal de contas, por mais que ter bastante leads seja algo vantajoso para o seu negócio, são as conversões que pagam as contas!
Desse modo, não deixe de trabalhar com o aprimoramento e capacitação constante não só do seu time de vendas como também de todos os departamentos do seu empreendimento.
Assim, quando seus leads começarem a surgir aos montes, sua equipe estará pronta para recebê-los, direcioná-los e convertê-los em excelentes negócios para a empresa.
Dica especial para aumentar a geração de leads na empresa
Uma dica de ouro não só para aumentar a geração de leads na empresa, como também em qualquer área dela é nunca subestimar a importância de se contar com especialistas.
Afinal, mesmo que você seja capacitado e aplicado, é simplesmente impossível dar conta de tudo sozinho.
Portanto, invista em quem sabe o caminho para fazer a sua empresa não só se manter, mas também prosperar e crescer no mercado e, caso não se sinta preparado para traçar e aplicar essas estratégias, contrate uma empresa séria para fazer isso por você. Você pode criar conta aqui e aprender mais sobre esse processo.
Com essas dicas para aumentar a geração de leads na empresa, você terá maior facilidade para expandir sua base de novos clientes, além de conseguir resultados mais positivos nessa etapa de seu processo comercial.