Os benefícios do Marketing boca a boca são muitos. E se você quiser aproveitar todos eles em sua empresa, precisa se informar e buscar aprimorar a cada dia a aplicação dessa estratégia em seu negócio.
E para te ajudar com isso, hoje trouxemos uma porção de dicas, além de uma lista com 7 benefícios do Marketing boca a boca.
Assim, você pode ver com mais clareza quais as vantagens de se trabalhar essa estratégia e colher os frutos que ela trará em curto e longo prazo para você.
Portanto, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma informação importante!
Saiba mais sobre o Marketing boca a boca
O Marketing boca a boca, que é chamado de Buzz Marketing nos Estados Unidos, onde primeiro surgiu o termo, é uma técnica antiga de propaganda.
Ela acontece de maneira natural, uma vez que os seres humanos tem o instinto de compartilhar suas opiniões e experiências entre si. E isso inclui as compras e contratações.
Então, quando alguém faz uma compra ou utiliza os serviços de uma empresa, é altamente provável que vá compartilhar suas impressões sobre essa experiência de alguma forma.
Isso pode acontecer presencialmente ou por meios digitais. Desse modo, as empresas usam esse fato em favor de seus negócios e trabalham para garantir que as avaliações dos clientes sejam o mais positivas possível.
Assim, quando esse cliente disser para alguém que ficou satisfeito com os seus serviços, as chances de que esse alguém venha a escolhê-lo quando precisar serão maiores.
E essa é a essência do Marketing boca a boca.
7 Benefícios do Marketing boca a boca:
Tradicional e tão antigo quanto o próprio comércio, o Marketing boca a boca pode trazer várias vantagens para sua empresa.
E para te provar isso, trouxemos uma lista com os 7 principais benefícios dessa estratégia.
1.Baixo custo de aquisição:
Um dos maiores benefícios do Marketing boca a boca é o baixo custo. Isso porque, com ele, são seus próprios clientes que fazem o trabalho de propaganda e de forma voluntária.
Além disso, geralmente quando alguém procura seus serviços porque recebeu a indicação de alguém, é porque está pronto para comprar.
Afinal, ele já entendeu que possui uma dor e que você tem a solução para saná-la. Sendo assim, ele pegou uma espécie de atalho através do funil de vendas e todo os recursos que você teria que investir para levá-lo até esse ponto, são economizados.
2.Alta taxa de conversão:
Esse é um dos benefícios do Marketing boca a boca que é uma extensão do anterior. Como vimos, quando o consumidor chega até você por indicação, as chances de que ele esteja decidido a comprar da sua empresa são altas.
Dessa forma, muitas vezes basta um “empurrãozinho” para que ele efetive o negócio.
Assim sendo, clientes em potencial que ouviram falar bem de você são o sonho de qualquer time de vendas!
3.Retorno rápido e duradouro é um dos benefícios do marketing boca a boca
Ao contrário de outras estratégias, o Buzz Marketing traz um resultado relativamente rápido. Afinal, como já falamos, os leads chegam ávidos por fechar negócio com você.
E como seu caminho pelo funil de vendas é substancialmente mais curto, as vendas acontecem mais rápido e mais frequentemente.
Sem contar que, se você souber trabalhar para que a maior parte dos clientes que chegarem se fidelizem à sua empresa, além de rápidos, esses resultados também serão duradouros.
E com cada vez mais clientes satisfeitos, mais buzz positivo sua marca irá ter!
4.Possibilidade de se aprimorar:
No mundo dos negócios, tudo pode ser encarado como aprendizado. E isso inclui as opiniões negativas também! Aliás, elas são as que mais representam chance de melhora.
Então, quando você acompanha as opiniões e queixas de seus clientes pelo Reclame Aqui, ou pelo Google Business, por exemplo, pode ver onde está pecando e procurar se aprimorar.
Esse é um dos benefícios do Marketing boca a boca mais expressivos, pois significa que seja qual for a natureza do buzz que sua empresa tem gerado, você pode aproveitá-lo a seu favor.
5.Auxílio dos meios digitais:
Com os crescentes avanços tecnológicos, a maioria dos consumidores tem usado a internet não só para comprar e pesquisar sobre produtos, mas também para opinar sobre eles.
Desse modo, não são poucos os recursos digitais que você pode utilizar para acompanhar, melhorar e até incentivar o Marketing boca a boca entre seus clientes.
Dentre esses recursos podemos citar:
- As redes sociais;
- Sites como o Reclame Aqui, do qual já falamos;
- Sites de FAQ, como o Yahoo Respostas;
- Comunidades online especializadas em opiniões e reclamações;
- Marketplaces que deixam espaços para avaliações de clientes, etc.
Portanto, ao contrário de antigamente, quando o boca a boca se realizava apenas em grupos pequenos e presenciais, agora você tem uma rede mundial de geração de buzz para sua empresa, com a internet.
6.Melhora o alcance da marca:
Quanto mais sua marca for comentada, recomendada e mencionada, mais ela será reconhecida. Isso é excelente para o branding da sua empresa!
Então, incentivar o Marketing boca a boca é vantajoso não só pelo ponto de vista econômico e imediato, mas também publicitário e futuro.
7.Comprovadamente eficaz:
Como quase tudo na vida, o empreendedorismo necessita de muita tentativa e erro para encontrar soluções eficazes.
No entanto, um dos benefícios do Marketing boca a boca é que ele é comprovadamente eficiente.
Isso se deve ao fato dele ser uma estratégia antiga, e também por estar atrelado a uma tendência natural dos consumidores. Afinal, já vimos aqui que as pessoas gostam de opinar e de saber a opinião dos outros sobre produtos e serviços.
Uma prova atual disso são os influenciadores digitais. Existem centenas e até milhares com mais de 1 milhão de inscritos no YouTube, por exemplo.
E boa parte deles se dedica exclusivamente a experimentar produtos e dar sua opinião sobre eles. Outra prova são esses números apontados por pesquisas:
- Cerca de 90% dos consumidores confiam plenamente na indicação de um parente ou amigo para um produto ou serviço;
- Mais de 77% dizem que voltam a comprar de uma empresa quando ela foi indicada por alguém em quem confiam;
- Mais de 80% afirmam levar em conta as avaliações deixadas em sites de compras;
Sendo assim, podemos concluir que trabalhar para incentivar o Marketing boca a boca é algo muito vantajoso para qualquer empresa.
Agora que você já conhece esses 7 benefícios do Marketing boca a boca, você pode criar conta aqui, entender mais do processo e então comece hoje mesmo a colocar essa estratégia infalível em prática!