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Quando não funciona a indicação de clientes na empresa

  • beeviral 
Indicação de clientes na empresa - Reprodução Canva

Se você quer saber quando não funciona a indicação de clientes na empresa, está no lugar certo!

Hoje vamos falar o que você precisa fazer para se assegurar de que o marketing de indicação funcione de maneira expressiva e que traga resultados reais para o seu negócio.

Afinal, sabendo o que você não deve fazer, fica mais fácil identificar o que deve ser feito para que essa estratégia seja eficiente tanto em curto quanto a longo prazo para sua empresa.

Sendo assim, não deixe de acompanhar até o final para não perder nenhuma dica importante!

Quando não funciona a indicação de clientes na empresa?

Apesar de o Marketing de indicação ser uma estratégia eficiente para qualquer tipo de empresa, ele pode não funcionar corretamente se você não aplicar as técnicas da maneira certa.

Afinal, mesmo que seus clientes possam fazer a indicação dos seus serviços de forma voluntária, você precisa usar táticas estratégicas que os incentive a fazer isso para que os resultados realmente façam diferença em seu negócio.

E dentre as principais causas para quando não funciona a indicação de clientes na empresa, podemos citar algumas. Confira em seguida.

Ter regras confusas:

É muito importante que você estabeleça um conjunto de regras bem específicas e claras às quais seu cliente deve seguir para ganhar o prêmio por indicar.

Portanto, quando for fazer a divulgação da sua campanha promocional, deixe claro quais são as condições a serem seguidas.

Por exemplo, especifique se o cliente só precisa indicar alguém, ou se a pessoa indicada precisa fazer uma primeira compra, assinar uma newsletter, enfim. Explique tudo para que fique o mais claro e preciso possível.

Dessa forma, o customer referral, que é como se chama o cliente indicador, saberá cumprir as etapas com facilidade, além de que o processo se torna mais rápido e dinâmico.

Não ter um canal de comunicação eficiente com os clientes:

Quando não funciona a indicação de clientes na empresa - Reprodução Canva
Quando não funciona a indicação de clientes na empresa – Reprodução Canva

Estabelecer uma forma eficiente de se comunicar com seu cliente para que ele possa fazer você saber das indicações é essencial.

Além disso, você precisa estar a par de como anda o engajamento de novos clientes.

E o cliente indicador precisa se comunicar com você para receber a recompensa. Desse modo, tenha um botão de comunicação direta em suas redes sociais, ou um site responsivo bem monitorado e assistido para se relacionar de maneira eficiente e ágil com seus clientes.

Não cuidar desse aspecto em uma campanha de MGM é um dos possíveis motivos para quando não funciona a indicação de clientes na empresa.

Indicação de clientes não funciona ao oferecer recompensas medíocres:

Outro possível erro cometido quando não funciona a indicação de clientes na empresa é quando esse cliente indicador não se sente valorizado ou não se empolga com a recompensa oferecida por você.

Vamos supor que você seja dono de uma concessionária e lance uma campanha de “Indique e Ganhe”, por exemplo. 

Então, você coloque como regra que o cliente indicador tem que levar alguém para conhecer pessoalmente seu show room. E para quem fizer isso, você oferece como brinde um chaveirinho personalizado.

É muito pouco provável que alguém vá se sentir incentivado o suficiente com a promoção a ponto de levar alguém para sua loja!

Portanto, pese bem o impacto financeiro que as recompensas oferecidas terão em seu orçamento, mas jamais deixe de oferecer algo relevante para quem pode vir a ser um embaixador de sua marca.

Indicação de clientes não ter produtos de qualidade:

Um dos principais motivos, senão o principal, de quando não funciona a indicação de clientes na empresa é pecar pela qualidade dos serviços.

Isso porque é muito difícil alguém indicar algo de que não goste para alguém de seu círculo de confiança.

Além do mais, mesmo que você ofereça uma boa recompensa e o cliente indique seus serviços para outra pessoa apenas para recebê-la, é bem provável que você não consiga reter nenhum desses dois em sua rede.

Portanto, o primeiro passo para assegurar que o marketing de indicação funcione em seu negócio é buscar sempre a perfeição em seus serviços.

Com isso, as chances de que seus fregueses te indiquem para amigos e familiares mesmo sem nenhuma recompensa serão muito maiores.

Não estar preparado para absorver os novos clientes:

Indicação de clientes na empresa tem a ver com divulgação - Reprodução Canva
Indicação de clientes na empresa tem a ver com divulgação – Reprodução Canva

Outro erro comum cometido quando não funciona a indicação de clientes na empresa é você obter sucesso com as indicações mas não estar preparado para atender a essa nova clientela.

Imagine que você tem um restaurante com comida muito boa. Então, o produto de qualidade você já tem para oferecer. Além disso, você faz uma boa campanha com regras claras e com excelente divulgação.

Porém, a regra é que, quem trouxer um amigo para jantar, pagará meia comanda. Aí, quando chega a data, 100 pessoas aparecem, mas você só tem espaço para 50.

Isso, além de não surtir o efeito desejado, pode vir a “queimar seu filme” com quem já é seu cliente.

E isso é só um exemplo, mas pode acontecer com qualquer empresa de qualquer segmento. Portanto, sempre tenha em mente a quantidade de clientes que você pode atender com comodidade e qualidade.

Desse modo, você terá sucesso e não corre o risco de obter mais dor de cabeça que benefícios ao buscar engajar novos clientes através de indicação.

Não fazer uma boa divulgação:

Não basta ter uma boa estratégia para uma campanha, ou mesmo fazer tudo certo para incentivar seu cliente a indicar, se você não fizer as pessoas saberem que seus produtos e serviços são bons e valem a pena ser conhecidos.

Por isso, é primordial que você invista em marketing, em especial o digital, para levar sua oferta de produtos e serviços até seu cliente, além de divulgar suas ações de incentivo à indicações.

Então, não deixe de estar presente nas redes sociais, ter blogs, sites responsivos e todo tipo de ferramenta digital para se certificar de que o maior número possível de potenciais clientes conheçam sua marca.  

Agora que você já sabe as possíveis razões para quando não funciona a indicação de clientes na empresa e o que fazer para ela funcionar, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a trabalhar para aumentar sua clientela. Para finalizar, não esqueça de criar conta em nosso site para saber mais.

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