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Marketing boca a boca: Guia definitivo para utilizar em sua empresa

  • beeviral 
Marketing boca a boca guia definitivo - Reprodução Canva

Usar o Marketing boca a boca é uma forma certeira de aumentar sua carteira de clientes, além de fortalecer a sua marca. Desse modo, se inteirar sobre esse assunto é de fundamental importância para qualquer gestor de empresas.

Pensando nisso, hoje trouxemos para você muitas informações, dicas e dados para que você veja como essa estratégia pode ser altamente benéfica para seu negócio.

Afinal de contas, com o mercado cada vez mais competitivo, se você não usar todas as ferramentas disponíveis para alavancar seus negócios, sua concorrência certamente sairá na frente na corrida para atrair clientes.

Sendo assim, não deixe de acompanhar até o final para não perder nada importante e ver como essa estratégia pode ser vantajosa para sua empresa!

O que é Marketing boca a boca?

O que é marketing boca a boca - Reprodução Canva
O que é marketing boca a boca – Reprodução Canva

O Buzz Marketing, que é como o Marketing boca a boca é chamado em inglês, é uma antiga e tradicional estratégia usada para propagar os serviços ou produtos de uma marca.

Ela se baseia no fato de que os seres humanos são naturalmente inclinados a trocar experiências, portanto, gostam de opinar sobre tudo, o que inclui a satisfação (ou a falta dela) com uma empresa.

Você mesmo certamente já deve ter indicado um produto ou serviço para algum amigo ou familiar, ou aceitado a opinião de alguém sobre isso. Ou mesmo lido uma resenha, crítica ou avaliação na internet na hora de comprar algo em um e-commerce, por exemplo.

Usando essa propensão dos consumidores a compartilhar suas opiniões pessoais sobre sua marca, os gestores de empresa podem trabalhar para usar o Marketing boca a boca a seu favor.

E isso pode trazer uma série de vantagens para o negócio, como veremos a seguir.

Quais as vantagens do Marketing boca a boca?

O Marketing boca a boca é tão antigo quanto o próprio empreendedorismo. E nada se mantém por tanto tempo se não for algo interessante, não é mesmo?

Então, se você souber aproveitar o Marketing boca a boca em benefício da sua empresa, poderá usufruir de uma série de vantagens que ele tem em comparação com outras estratégias de marketing, como por exemplo:

Custo baixo:

Como nessa estratégia são seus próprios fregueses que trazem novos clientes para você, o custo com a aquisição deles é praticamente zero.

Sem contar que, quando alguém chega até você por indicação, ele pega uma espécie de “atalho” no funil de vendas. Isso porque, geralmente, quando esse cliente em potencial decide conhecer seus serviços, quase sempre já está pronto para comprar.

Dessa forma, todo o caminho que ele teria que percorrer até chegar a tomar a decisão de compra e que, provavelmente, seria guiada por sua equipe, não existe.

E isso gera uma grande economia, pois dispensa todo o gasto que você teria com atração, qualificação, direcionamento e incentivo para a conversão desse cliente.

Sendo assim, do ponto de vista econômico, o Marketing boca a boca é extremamente vantajoso para sua empresa.

Possibilidade de se aprimorar:

Através do marketing boca a boca, todo o buzz gerado por sua empresa pode significar uma chance para você aprimorar seus serviços.

Por exemplo, se você acompanha as opiniões do seu cliente e vê que o índice de queixas de seu follow up é alta, você pode trabalhar para melhorar o acompanhamento pós venda.

E isso traz um benefício enorme para o seu negócio a longo prazo. Além disso, com o avanço da internet, saber o que seus clientes pensam sobre você é muito fácil.

Ainda mais se levarmos em conta a vontade que a maioria dos consumidores tem de compartilhar suas opiniões, como já vimos anteriormente.

Alto índice de conversão:

Marketing boca a boca aumenta a taxa de conversão - Reprodução Canva
Marketing boca a boca aumenta a taxa de conversão – Reprodução Canva

Já vimos como é benéfico economicamente quando um cliente em potencial chega para sua empresa por indicação. E esse benefício se estende para o time de vendas!

Afinal, se a grande maioria dos leads trazidos por outros clientes já está pronto para comprar, as chances de conversão de vendas são proporcionalmente grandes.

Portanto, o Marketing boca a boca também é vantajoso nesse sentido.

O que fazer para incentivar o Marketing boca a boca?

Como já deu para perceber, o Marketing boca a boca pode ser uma verdadeira mina de ouro para sua empresa! Porém, para poder “garimpar” nessa mina e usufruir de todas essas vantagens, é preciso ser proativo e usar essa estratégia de maneira inteligente.

Afinal, no mundo dos negócios nada acontece por acaso ou coincidência e é preciso traçar planos específicos, estipular metas e “suar a camisa”, por assim dizer, para que as coisas funcionem.

E no que diz respeito ao Marketing boca a boca, essas são algumas medidas que você pode, e deve, tomar para que ele traga resultados expressivos e duradouros para o seu negócio.

Ofereça um serviço de qualidade:

A primeira regra de ouro para usar o Marketing boca a boca a favor da sua empresa é oferecer soluções realmente eficazes para a dor do seu cliente.

Afinal de contas, você indicaria um produto ou serviço com o qual ficou insatisfeito para um amigo ou familiar? Provavelmente não, não é mesmo? Talvez indicasse para um inimigo, mas ele também certamente não aceitaria a indicação!

Brincadeiras à parte, se você quiser gerar um buzz positivo para o seu negócio, tem que colocar a qualidade como prioridade.

E lembre-se de que a grande maioria dos consumidores gosta de compartilhar suas opiniões sobre marcas. Isso significa que, sejam essas avaliações positivas ou não, certamente elas serão compartilhadas!

Dessa forma, se você pecar pela qualidade dos produtos, atendimento ao público, etc, e não buscar melhorar, pode ser que o Marketing boca a boca funcione ao contrário e acabe “queimando o filme” da sua empresa.

Portanto, coloque a excelência dos serviços no topo da sua lista de metas e trabalhe todos os dias para alcançá-la!

Supere as expectativas dos seus clientes:

Outra dica muito valiosa para se sobressair entre os clientes e fazer o Marketing boca a boca trazer resultados positivos para seu negócio é deixar seu cliente 110% satisfeito.

Isso significa que, além de oferecer produtos e serviços de excelência, você deve ir além e oferecer algum tipo de bônus para ele.

Esse bônus pode ser algo simples, como um mimo, uma recompensa a cada quantidade x de compras ou sessões, o acesso exclusivo a algum grupo Vip, enfim, algo que faça seu cliente se sentir especial.

Isso com certeza faria com que ele dissesse coisas boas a seu respeito, pois, quem não gosta de ser mimado, não é mesmo?

Assim sendo, procure estudar a fundo sua persona para saber qual seria o plus perfeito a ser oferecido a ela e que poderia incentivá-la a espalhar a sua boa reputação.

Acompanhe de perto o que seus clientes falam da sua empresa:

Para poder se aprimorar, corrigir os erros e melhorar o relacionamento com seu cliente, é vital que você fique por dentro de tudo o que falam da sua empresa.

E como já vimos, isso é bem fácil hoje em dia, com o alto índice de presença dos consumidores na internet.

Um ótimo exemplo de como as pessoas dão importância a isso é o Reclame Aqui. Afinal, um dos principais termômetros para avaliar o grau de comprometimento das empresas com seus clientes é o índice de respostas que elas dão às reclamações.

Quanto maior o número de respostas, mais bem avaliada é a empresa.

Então, além de precisar saber quais são as queixas da sua clientela para poder fazer correções, isso também é necessário para que você possa responder a cada uma delas e, além de sanar a reclamação desse cliente, melhorar a sua reputação de um modo geral.

Portanto, não deixe de fazer pesquisas de opinião, de se inscrever e acompanhar sites como o Reclame Aqui, para poder acompanhar de perto o que seus fregueses tem falado sobre você.

Ofereça recompensas:

Apesar de o Marketing boca a boca ser, basicamente, uma ação voluntária de seus clientes, nada impede que você dê um “empurrãozinho” para eles.

Afinal, se você oferecer algo interessante em troca de indicações, eles se sentirão não só impelidos a indicar, como também satisfeitos pela recompensa e por você demonstrar que também precisa deles.

Isso fortalece ainda mais o vínculo que você já tem com sua clientela e aumenta expressivamente as chances de ganhar novos clientes habituais e fiéis.

Então, faça campanhas de Member Get Member, que é como essa estratégia é comercialmente chamada, e incentive seus clientes a trazerem mais gente para conhecer seus serviços.

Aproveite os recursos digitais e a evolução da internet:

Como já falamos, a internet tem se mostrado uma das mais importantes ferramentas para as empresas chegarem a seus clientes.

Sendo assim, estar presente na rede e usufruir de todos os recursos que ela oferece é algo que você não pode deixar de lado.

Já vimos como os sites de opiniões e reclamações podem ser uma boa arma para você acompanhar as queixas dos seus clientes em relação a seus serviços. No entanto, esse não é o único meio de se fazer esse acompanhamento.

Afinal, você pode fazer uso de outros recursos, como:

  • Redes sociais;
  • Comunidades online que são específicas sobre opiniões de consumidores;
  • Avaliações de clientes em ambientes virtuais de compras, como plataformas e sites;
  • Sites de FAQ, como o Yahoo Respostas;
  • Google Business;
  • Ambientes virtuais especializados, como o TripAdvisor, por exemplo.

E esses são apenas alguns exemplos de veículos online que você pode utilizar para se aproximar da sua freguesia e trabalhar para melhorar a opinião dela sobre sua marca.

Aposte em digital influencers:

Outra ramificação do avanço da internet, os influenciadores digitais são uma ótima forma de divulgar seus produtos e fazer com que seus clientes queiram usá-los.

Você já deve ter visto vídeos em que youtubers e outros tipos de influencers mostram produtos e opinam sobre eles.

E como essas personalidades costumam ter milhares e até milhões de seguidores, se você utilizar os serviços de um deles para demonstrar seus produtos ou serviços, é provável que consiga efetivar muitos negócios.

Afinal, a opinião dessas verdadeiras celebridades é tida como lei para uma grande parcela da população, o que significa que alcançar a aprovação deles é o mesmo que ser aprovado por milhões de pessoas.

O Marketing boca a boca realmente funciona?

O Marketing boca a boca é eficiente. Isso é um fato! E se você quer uma prova disso, veja esses números apurados em pesquisas:

  • Aproximadamente 68% dos consumidores afirmam levar em consideração a opinião e aceitar a sugestão de alguém que já comprou um produto ou contratou um serviço de alguma empresa;
  • Mais de 77% dos consumidores voltam a comprar de uma empresa quando ela foi indicada por algum amigo ou familiar em quem confiam;
  • Cerca de 90% das pessoas dizem confiar cegamente na indicação de um amigo ou familiar na hora de realizar uma compra ou contratação;
  • Mais de 80% dos consumidores dizem ler e levar em conta as avaliações online deixadas em e commerces e plataformas quando vão fazer compras online.

Desse modo, podemos concluir que o Marketing boca a boca é uma estratégia que funciona e que vale a pena ser trabalhada em qualquer empresa. Outra prova disso são os exemplos que mostraremos a seguir!

Cases de sucesso do Marketing boca a boca:

Empresas de todos os segmentos, tamanhos e tempos de mercado fazem uso do Marketing boca a boca. Alguns exemplos que podemos citar são:

Nubank:

O banco digital, que é líder do segmento, desde o início de suas operações no Brasil tem usado técnicas para melhorar a opinião de seus clientes e atrair mais gente para conhecer seus serviços por meio de indicações.

Então, o banco oferece presentes personalizados, cartas manuscritas enviadas por colaboradores, etc. Com isso, ele supera as expectativas dos usuários e ainda os incentiva a se tornarem embaixadores da marca.

Red Bull

A Red Bull apoia diversos campeonatos de esportes radicais e oferece conteúdos de qualidade, como a revista, por exemplo.

Desse modo, ainda que não esteja fazendo uma propaganda explícita, gera muito buzz positivo para a marca.

American Express:

A empresa de cartão Amex sempre faz campanhas e oferece diversas vantagens e “mimos” para seus clientes, como acesso a salas VIP de aeroportos, etc.

Assim, sua reputação é positiva e seus clientes só tem coisas boas a espalhar sobre a empresa.

Agora que você tem esse guia completo de Marketing boca a boca para usar em sua empresa, vá criar conta em nosso site coloque essas dicas em prática e alavanque seus negócios!

 

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