A indicação de clientes, assim como todo canal de vendas, possui métricas que podem demonstrar o nível de engajamento e resultados que estão sendo obtidos com suas ações de marketing até o momento.
O objetivo do acompanhamento das métricas de um canal de vendas Ao permitir realizar ajustes pontuais para que os resultados sejam otimizados diariamente identificando possíveis gargalos no seu processo.
Existem diversas métricas que você pode acompanhar para medir os resultados de um canal de vendas por indicação de clientes. Vou listar e detalhar as principais delas aqui:
TAXA DE PENETRAÇÃO
Essa ação é uma das principais métricas e mede o grau de engajamento dos seus clientes/influenciadores com o seu programa de indicação. De forma resumida, ele demonstra quanto por cento da sua base fez ao menos uma indicação.
Essa métrica é obtida pela fórmula: (total de clientes + total de influenciadores) / total de indicadores
Uma taxa baixa pode significar que seus clientes (ou influenciadores) não estão sendo impactados com o seu pedido de indicação. Você precisa analisar basicamente dois pontos para aumentar a taxa de penetração nas suas campanhas: 1) Divulgação (Ter a certeza de que seus clientes estão tomando ciência de que você possui um programa de indicação); e 2) Incentivo (Ter a certeza que a recompensa oferecida pelas indicaçãoes são de fato atraentes ao seu público).
Quanto a recompensa (Incentivo pela indicação) estude bem os gostos e interesses do seu público e principalmente a classe social dos mesmos. Isso irá influenciar muito na escolha das melhores recompensas.
Acesse esse material da nossa central de ajuda com algumas dicas para selecionar as melhores recompensas para suas campanhas: https://beeviral.freshdesk.com/support/solutions/articles/65000179289-dicas-para-escolher-as-melhores-recompensas
Existem também outros aspectos que podem levar seu público a não indicar a sua empresa. São eles: concorrência acirrada (para empresas B2B) e insatisfação (ninguém indica o que não gosta, não é mesmo!).
EFEITO VIRAL
Essa ação também é uma das principais métricas do seu programa de indicação. Ela informa quantas pessoas cada indicador compartilha o seu link de indicação.
A fórmula do efeito viral é a seguinte (total de indicações / total de indicadores)
Uma taxa baixa de efeito viral, pode significar duas coisas: 1) A sua oferta (texto enviado junto com o link de indicação) não está atraente e você deve melhorar; ou 2) O link enviado não está customizado e a pessoa indicada pode estar com receio de clicar nele. Nesse caso, você deve customizar o link de compartilhamento para que fique o mais amigável possível. Não se preocupe, na beeviral você tem poder total para customizar seus links de indicação.
TAXA DE CONVERSÃO
Essa métrica representa quantos por cento das indicações estão se transformando em novas vendas.
A fórrmula da taxa de conversão: (total de vendas / total de indicações).
Uma das graaaandes vantagens em ter um canal de vendas por indicações de clientes é a maior taxa de conversão. Clientes que chegam até a sua empresa através de indicação possuem pelo menos 3X mais chances de conversão do que qualquer um outro canal de vendas baseados em anúncios.
Estudo da Nielsen aponta que 92% de todos os consumidores do mundo, confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. Clique aqui e saiba mais sobre as razões para utilizar o marketing de indicação na sua empresa
Como todo canal de vendas, é importante também acompanhar outras métricas como: ROI (Retorno do Investimento), CAC (Custo para adquirir um novo cliente), Ticket médio (Valor médio pago pelos clientes) entre outros.
Parece muita coisa?
Uma notícia excelente é que tanto essas, como outras métricas são facilmente acompanhadas na plataforma beeviral!
Beeviral è a plataforma que vai configurar e automatizar todo seu processo de indicação de clientes para que esse seja seu novo (e poderoso) canal de vendas!
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Até a próxima!