Saber como aumentar a geração de leads na sua empresa é uma necessidade se você quiser que ela cresça e se mantenha firme no mercado.
Afinal, é através da atração e captação de leads que vem os clientes, que são a coluna dorsal de qualquer negócio.
Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas e informações importantes para que você saiba mais sobre esse assunto tão importante e que precisa de toda a atenção quando o assunto é gerir uma empresa.
Por isso, não deixe de ler até o final para não perder nada importante e poder alavancar seus negócios por meio da geração de leads. Acompanhe e confira!
O que é geração de leads?
Geração de leads, na prática, é a atração de oportunidades de negócio para a sua empresa. Isso porque um lead é alguém que já está a um passo de fechar uma compra ou contratação com você.
Quando alguém assina uma newsletter da sua empresa, baixa um infoproduto, envia um email ou aciona um botão de comunicação com sua equipe de atendimento, por exemplo, podemos dizer que ele se tornou um lead seu.
Alguém se torna lead da sua empresa também, quando, por exemplo, inicia um período de testes, utiliza um pacote inicial grátis ou adquire uma amostra grátis dos seus produtos ou serviços.
Os leads, no geral, são consumidores que estão na segunda etapa do funil de vendas. Ou seja, são pessoas que já identificaram que tem um problema e estão buscando soluções para resolvê-lo.
Desse modo, podemos dizer que um lead é um cliente em potencial que só precisa de um empurrãozinho para chegar ao último estágio do funil e concretizar a compra ou contratação.
Sendo assim, usar estratégias para aumentar a geração de leads na sua empresa é algo de vital importância se você quiser expandir a sua carteira de clientes, como veremos a seguir.
Por que saber como aumentar a geração de leads?
Como já vimos, saber como aumentar a geração de leads não é algo que um bom gestor de empresa possa negligenciar! Afinal, é por meio deles que você conquista a maioria dos seus fregueses.
É muito difícil alguém que efetua uma compra ou realiza uma contratação de serviços sem ter passado por todo um processo de pesquisa, consideração e comparação antes.
E na maior parte das vezes, essa pessoa acaba escolhendo a marca com a qual tem uma relação mais longa e da qual tem mais conhecimento.
Assim sendo, não adianta você pular a etapa da atração de leads e querer logo de cara trazer clientes efetivos para a sua empresa.
Pode ser até que você consiga fechar um ou outro negócio, mas, no final das contas, você não irá conseguir manter uma boa base de clientes se não aplicar estratégias para aumentar a geração de leads na sua empresa.
Desse modo, é muito mais interessante e eficiente para seu empreendimento se você focar no primeiro degrau da conquista de clientes, ou seja, na atração de leads, para depois ir subindo com mais firmeza e com um embasamento mais sólido.
E para fazer isso da maneira certa, você deve usar técnicas assertivas de como aumentar a geração de leads que sejam comprovadamente eficazes, como as que veremos nos tópicos seguintes.
Como aumentar a geração de leads na sua empresa?
Apesar de nenhuma empresa ser igual a outra, uma coisa que todas elas tem em comum é o objetivo principal de fechar o maior número de negócios possível.
E embora elas também sejam diferentes em uma grande quantidade de aspectos, a base a ser usada para aumentar a geração de leads é praticamente a mesma.
Por isso, seja qual for o seu nicho, o tamanho, o tempo de mercado, e independente de sua empresa ser física ou digital, você pode usar as estratégias a seguir para atrair e captar leads para ela!
Invista pesado no Marketing Digital:
Com o avanço da cobertura da internet e da tecnologia de um modo geral, cada vez mais pessoas passam a usar a rede para cuidar de suas necessidades, o que inclui fazer compras e contratar serviços.
Tanto que estudos e pesquisas mostram que cerca de impressionantes 93% dos consumidores fazem pesquisas detalhadas sobre o produto que pretendem comprar ou o serviço a ser contratado na internet antes de se decidir por uma marca.
Sendo assim, podemos afirmar sem sombra de dúvidas que, no cenário atual, é praticamente impossível para um negócio se manter no mercado sem o marketing digital.
Então, você precisa estar presente na web para ser encontrado por essa grande massa de clientes em potencial se quiser aumentar a geração de leads na sua empresa.
Portanto, não deixe de utilizar as redes sociais para promover a sua marca, tenha sites, blogs e poste conteúdos relevantes e de qualidade direcionados para todas as etapas do funil de vendas para atrair as pessoas e se fazer conhecer por elas.
Assim, quando você oferecer a sua newsletter para alguém assinar ou algum botão de comunicação, por exemplo, esse alguém vai se sentir à vontade para aceitar se tornar um lead da sua empresa.
Sem contar que, se fazendo conhecer e passando credibilidade, profissionalismo e conhecimento de causa por meio dos conteúdos veiculados na rede, você aumenta muito as chances de converter esses leads em clientes quando eles estiverem prontos para tomar a decisão de compra.
Conheça sua persona:
Outro ponto chave não só na hora de como aumentar a geração de leads mas para ter sucesso nos negócios de um modo geral é conhecer a sua persona a fundo.
Afinal, sabendo tudo sobre o seu cliente ideal, fica muito mais fácil oferecer exatamente o que ele precisa.
Portanto, estude bem o seu público alvo, saiba onde encontrá-lo para poder direcionar os seus esforços e atraí-lo para esses locais.
Por exemplo, se você tem um estúdio de yoga, pesquise para saber que tipo de pessoa costuma buscar esses locais, quais grupos e redes sociais ela usa, qual a linguagem adequada para abordá-la, qual conteúdo ela consome, etc.
Assim, você pode estabelecer exatamente o tipo de marketing que você precisa usar para convencer essas pessoas a assinarem sua newsletter, quem sabe testar suas aulas de yoga por um período grátis, etc.
Como aumentar a geração de leads na sua empresa automatizando processos
É imprescindível para qualquer negócio contar com ferramentas digitais de automatização de processos. Em especial no que diz respeito a aumentar a geração de leads na sua empresa.
Isso porque, ainda que você tenha a melhor e mais bem treinada equipe do mundo, é fisicamente impossível que ela dê conta de atrair, selecionar, qualificar e direcionar todas as suas leads durante o processo de compra delas.
Sem contar que existem diversos recursos tecnológicos para realizar uma série de tarefas dentro de uma empresa e é até um pecado não utilizá-los, não é mesmo? Afinal, você pode usar, por exemplo, aplicativos para fazer o disparo de emails marketing em diferentes horas do dia para clientes em potencial. Ou mesmo o follow up, tão importante para qualquer negócio, pode ser feito por meio de ferramentas digitais.
Assim, você pode otimizar o tempo da sua equipe e direcioná-lo para onde ele realmente vai fazer a diferença dentro da empresa.
Ofereça infoprodutos em troca de dados:
Outra excelente estratégia para aumentar a geração de leads na empresa é dar algo em troca de informações. Então, você pode oferecer algum infoproduto relevante para o seu cliente em potencial em troca dele preencher um formulário com seus dados pessoais.
Assim, com informações como endereço de email, telefone, perfil nas redes sociais, etc, você tem um caminho curto para chegar até essa pessoa e oferecer seus serviços para ela.
Afinal, ela forneceu esses dados de livre e espontânea vontade, além de ter sido recompensada por isso. Com isso, ela não se sentirá incomodada com a sua abordagem e a chance de aceitar conhecer seus serviços será bem maior.
Coordene suas equipes:
É muito importante que todos os seus colaboradores sejam parte de um mesmo time, independente de em qual área eles atuam.
Se o seu pessoal de marketing, por exemplo, não tem uma boa comunicação com o time de vendas, não vai adiantar atrair toneladas de leads, uma vez que o departamento de vendas não estará preparado para absorver e trabalhar com elas.
Por outro lado, você pode ter a melhor equipe de vendas, mas se não tiver alguém para atrair e captar leads, não irá realizar vendas.
Então, sempre procure alinhar suas equipes em uma mesma direção para que todos trabalhem pelo mesmo propósito e possam não só aumentar a geração de leads na sua empresa, mas também converter essas leads em clientes.
Utilize o Marketing de Indicação:
Apesar de o Member Get Member, ou Marketing de Indicação, ser usado mais para atrair clientes efetivos através da sugestão de quem já é cliente da sua marca, ele também pode ser usado para aumentar a geração de leads na sua empresa.
Afinal, você pode incentivar seus clientes a convencer outras pessoas a se tornarem seus leads de diversas formas.
Por exemplo, você pode enviar um formulário no email de um cliente antigo e pedir para que ele o reenvie para alguém de seu círculo de amizade. E, nesse formulário, deixar um espaço para quem o preencher assinalar se recebeu indicação para a sua empresa e de quem.
Assim, você pode acompanhar o processo de indicações e encontrar quem indicou sua marca para poder premiá-lo com algum tipo de recompensa.
Esse é apenas um exemplo, mas você pode usar variações dessa ideia para incentivar seus clientes a trazerem mais leads para o seu negócio, além de fortalecer o vínculo com quem já é seu cliente usual.
Use métricas:
Tão importante quanto utilizar boas estratégias para ter como aumentar a geração de leads, é utilizar métricas para avaliar os resultados.
Afinal de contas, por meio da análise desses resultados, você consegue identificar com mais clareza e exatidão quais são os pontos positivos, quais os que precisam ser melhorados e quais devem ser trocados.
Por exemplo, vamos supor que você lançou uma grande campanha de inbound marketing nas redes sociais para captar dados e trazer leads para sua marca.
Se você documentar tudo da maneira correta e utilizar as métricas certas para avaliar os resultados, poderá saber informações como:
- A campanha rendeu melhor em qual rede social? Foi no Instagram, no Linkedin, no Facebook, etc?
- Qual o perfil das pessoas que assinaram a newsletter da empresa? São homens, mulheres, qual sua faixa etária, etc?
- Quantas pessoas se tornaram leads da empresa?
- Em qual horário do dia as pessoas se mostraram mais propensas a usar um botão de comunicação direta com a empresa?
E esses são apenas alguns exemplos desta situação hipotética, mas que poderiam te ajudar e muito a melhorar a sua estratégia. Afinal, imagine que 500 pessoas assinaram sua newsletter no Instagram e apenas 100 fizeram o mesmo no Linkedin.
Em uma campanha futura, você já saberia que o seu público alvo usa mais o Instagram e poderia concentrar seus esforços nessa rede.
Dicas especiais de como aumentar a geração de leads na sua empresa:
Algo que deve ser ressaltado e frisado no que diz respeito ao processo de como aumentar a geração de leads é: nunca compre bancos de dados prontos de empresas ou pessoas para tentar fazer negócio com elas.
Isso porque, se essa pessoa não forneceu as informações de bom grado para você, as chances de que se sintam incomodadas e até irritadas com a sua abordagem é bem alta.
Por outro lado, as chances de que aceitem a sua oferta de serviço ou produto são inversamente menores.
É muito melhor trabalhar para captar leads da forma correta do que tentar “fabricar” leads com esses bancos prontos.
E caso você não tenha um departamento de marketing e não tenha tempo ou conhecimento para aplicar essas estratégias, é muito importante que você contrate alguém especializado para fazer isso por você, pelo bem do seu negócio!
Agora que você já sabe como aumentar a geração de leads na sua empresa, você já pode criar conta aqui no site e começar hoje mesmo a trabalhar para alavancar suas vendas no futuro!