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Como aumentar vendas online

  • beeviral 
Como aumentar vendas online - Reprodução Canva

Saber como aumentar vendas online é uma necessidade de praticamente qualquer empresa. E se você pensa que isso se limita às empresas digitais, saiba que não é assim.

Afinal de contas, mesmo as empresas físicas precisam se adaptar aos novos tempos e oferecer meios para que seus clientes possam comprar pela internet.

Isso porque, ao que tudo indica, o comportamento do consumidor mudou ao longo dos últimos anos devido ao isolamento social, e isso tem dado mostras de ser uma mudança permanente.

Sendo assim, trabalhar para atrair os clientes para o espaço digital e incentivá-los a comprar pelos canais virtuais da empresa, é uma necessidade urgente para qualquer empreendedor que queira se manter e prosperar no mercado.

Pensando nisso, hoje trouxemos muitas informações e dicas para você usar em sua empresa e aumentar vendas online. Portanto, não deixe de acompanhar até o final e conferir tudo!

Porque entender como aumentar vendas online?

Como já vimos, o consumidor moderno tem mudado seu comportamento em relação às compras. Afinal, com o distanciamento social pelo qual fomos obrigados a passar a pouco tempo, muita gente se acostumou a pesquisar e a comprar pela internet.

Tanto que estudos apontam que mais de 93% dos consumidores pesquisam a fundo na rede sobre um produto ou serviço antes de fechar com uma marca.

Desse modo, se você não estiver na internet, é bem possível que não seja encontrado pelos clientes que precisam dos seus serviços e que eles migrem para a sua concorrência.

Então, não é difícil presumir que, se você quiser que sua empresa se mantenha e prospere no mercado, em especial a longo prazo, é imprescindível que você se faça presente na rede.

E se você quiser saber como fazer para aumentar vendas online de maneira correta e eficaz, é só continuar lendo os tópicos seguintes, pois separamos algumas dicas ótimas para você! Acompanhe e confira.

Como aumentar vendas online?

Aprenda como aumentar vendas online - Reprodução Canva
Aprenda como aumentar vendas online – Reprodução Canva

Para aumentar vendas online em sua empresa, é preciso seguir algumas estratégias específicas para que esse aumento seja significativo e duradouro.

Afinal de contas, você não quer que seu cliente efetue uma compra com você e depois suma, não é mesmo?

Assim sendo, é essencial traçar um plano para atrair e fidelizar clientes para a sua empresa usando o mundo digital.

E para te ajudar com isso, trouxemos algumas das principais técnicas a serem adotadas para aumentar vendas online. Confira!

Use e abuse do marketing digital:

É simplesmente impossível que uma empresa se mantenha e prospere no mercado hoje em dia sem o marketing digital.

E em se tratando de aumentar vendas online, isso é ainda mais primordial.

Afinal, a internet é um espaço muito competitivo, onde a concorrência pela atenção do usuário é grande e você precisa se esforçar para captá-la e mantê-la.

Você mesmo, ao usar o celular ou outros dispositivos eletrônicos, sabe como é fácil se desfocar e distrair de alguma coisa.

Então, é preciso estar presente de maneira enfática e com qualidade na internet para fazer o seu cliente em potencial prestar atenção em sua marca em meio a tantas.

Portanto, não economize recursos para divulgar sua empresa nas redes sociais, tenha blogs, sites e utilize ainda os de terceiros para postar conteúdo relevante e captar a atenção do seu cliente.

Mais do que apenas ter um espaço digital de vendas, um market place, é preciso incentivar as pessoas a acessarem esse espaço para aumentar vendas online.

E para isso, você precisa estar presente em cada uma das etapas da experiência de compra do seu consumidor, o que nos leva ao nosso próximo tópico.

Como aumentar vendas online com o funil de vendas:

Como aumentar vendas online com funil de vendas - Reprodução Canva
Como aumentar vendas online com funil de vendas – Reprodução Canva

Se você trabalha com vendas, essa ferramenta deve ser algo bastante conhecido para você. No entanto, apenas para recapitular, o funil de vendas consiste em 3 partes:

  • Topo:

Os consumidores que estão nessa fase do funil de vendas ainda nem estão considerando comprar alguma coisa ou contratar algum serviço.

Na verdade, eles ainda nem se deram conta de que tem uma dor que precisa ser sanada.

  • Meio:

Já nessa fase, o consumidor já sabe que tem um problema e está em busca de possíveis soluções para resolvê-lo.

  • Fundo:

Na terceira e última etapa do funil de vendas, o consumidor já sabe do que precisa e está pronto para fechar negócio. Só está pesquisando para se decidir de qual empresa irá comprar.

A sua empresa precisa estar presente em cada uma dessas fases. Sempre mostrando como seus produtos e serviços podem ser úteis para as pessoas e os oferecendo de acordo com a etapa do funil na qual a pessoa se encontra.

Assim, quando ela finalmente estiver pronta para comprar, vai se lembrar da sua marca, que vem a acompanhando a tempos e com a qual já estabeleceu um vínculo de confiança.

E isso aumenta significativamente a chance desse consumidor comprar da sua empresa e não de alguma da qual ele nunca ouviu falar.

Automatize processos:

Por mais bem treinada e competente que sua equipe seja, ela nunca dará conta de atrair, qualificar, classificar e atender a todos os seus clientes de forma orgânica e manual.

Desse modo, é de suma importância que você use ferramentas digitais para realizar processos de forma automatizada para aumentar vendas online.

Afinal, isso agiliza as etapas, expande as possibilidades e ainda economiza recursos. Com isso, seus colaboradores tem o tempo otimizado e podem direcionar esse tempo para onde ele realmente vá fazer diferença.

Felizmente, existem muitas ferramentas digitais que você pode usar para captar leads e direcioná-las através do funil de vendas até o momento em que elas estejam prontas para comprar.

Aí então você poderá passá-las para o seu time de vendas, onde um colaborador “de carne e osso” faz toda a diferença para fazer com que seu cliente tome a decisão de compra.

Sendo assim, invista em mecanismos de automação, como newsletter e botões para captação de dados, ferramentas que efetuam disparos de e-mail marketing em determinadas horas do dia, etc.

Alinhe suas equipes:

Outra coisa fundamental ao entender como aumentar vendas online é fazer com que todos os seus colaboradores estejam direcionados para o mesmo ponto.

Afinal de contas, nenhum time desorganizado e sem comunicação consegue ganhar um jogo, não é mesmo?

É de suma importância que todos saibam que o intuito da empresa naquele momento é aumentar vendas online e que todos estejam trabalhando para alcançar esse objetivo em comum.

Portanto, se o seu time de marketing conseguiu captar um número x de leads, é preciso que o seu time de vendas esteja preparado para converter o máximo possível desses leads em clientes.

Em contrapartida, não adianta ter um excelente time de vendas se o seu marketing não consegue trazer o cliente certo, que já esteja apto a fechar negócio.

Desse modo, procure automatizar o que puder para otimizar o tempo dos seus colaboradores e faça com que todas as divisões da empresa estejam trabalhando com o mesmo empenho para alcançar o objetivo comum, isto é, aumentar vendas online.

Como aumentar vendas online com campanhas:

Outro meio muito eficaz de aumentar vendas online é fazendo campanhas para incentivar seus clientes a comprarem.

E isso não é difícil de fazer, pois as redes sociais são excelentes ferramentas de divulgação, além de serem gratuitas. Assim sendo, você pode lançar campanhas promocionais e impulsionar suas vendas no espaço digital.

Você pode aproveitar datas comemorativas como natal, páscoa, dia dos namorados, dia das mães, etc, e aumentar consideravelmente o volume de vendas da sua empresa. Assim, quando as épocas de movimento mais fraco chegarem, você terá capital em caixa para que seu negócio consiga se manter até que os bons ventos retornem.

Sendo assim, não perca uma só oportunidade de lançar campanhas para aumentar vendas online, seja criativo e adapte essas campanhas com o seu nicho de atuação para fechar excelentes negócios.

E como sabemos que a maioria esmagadora dos consumidores está na web, não deixe de propagar suas ações promocionais na internet para atrair cada vez mais clientes para elas.

Aposte no Member Get Member:

Uma das principais estratégias de como aumentar vendas online e também de expandir a carteira de clientes de qualquer empreendimento é o Member Get Member.

Também conhecido como MGM e Marketing de Indicação, esse método é um dos mais eficazes e baratos para aumentar o seu volume de vendas.

Isso porque, com o Member Get Member, são seus próprios fregueses que indicam sua marca para outras pessoas e fazem com que elas também se tornem clientes seus.

E para incentivar essas indicações, você deve oferecer algum tipo de recompensa para o cliente que indica. Essas recompensas podem ser:

  • Vouchers de descontos;
  • Pacotes especiais de serviços;
  • Acesso exclusivo a eventos;
  • Brindes, etc.

Para que o Member Get Member funcione e te ajude a aumentar vendas online, é importante que você invista na divulgação dessas campanhas pela internet.

Você pode lançar ações do tipo “compartilhe o banner da promoção em suas redes sociais, marque 3 amigos e concorra”, para que sua marca tenho um maior alcance e você consiga atingir o maior número possível de pessoas.

Incentive seus clientes a enviarem o link do seu espaço digital para amigos e familiares, a compartilhar postagens no feed do Instagram e do Facebook, por exemplo, que contenha um botão para ser direcionado para o seu market place.

Ou ainda, ofereça recompensas expressivas para os clientes que divulgarem seu site ou blog. Uma coisa que você pode fazer, por exemplo, é colocar a newsletter da sua empresa para seus leads assinarem e, em um espaço do formulário, informarem se receberam indicação para a sua empresa e de quem.

Assim, você consegue monitorar como anda o volume de indicações e premiar seus clientes que te ajudam a aumentar vendas online.

Essas são apenas algumas sugestões de como você pode usar o Member Get Member para alavancar as suas vendas, pois existem muitos outros métodos de se fazer isso.

Utilize métricas para avaliar os resultados:

Tão importante quanto traçar e aplicar estratégias de como aumentar vendas online é avaliar os resultados depois para saber o que deu certo e o que não deu.

Dessa forma, fica mais fácil identificar onde estão os pontos que precisam ser melhorados, as abordagens que precisam ser aprimoradas e até mesmo o que deve ser abandonado.

Então, não deixe de documentar tudo, antes, durante e depois das suas campanhas para aumentar vendas online e poder analisar os resultados e traçar estratégias futuras.

Dicas especiais de como aumentar vendas online

Existem alguns pontos chave para qualquer empresa que queira prosperar no mercado. E isso não só no que diz respeito a aumentar vendas online, mas em tudo.

Dentre esses pontos essenciais, separamos alguns para que você avalie em sua empresa e veja se estão em ordem. Afinal, não adianta traçar estratégias para alavancar as vendas, se a base da sua empresa não estiver bem estruturada, não é mesmo?

Oferecer serviços e produtos de excelência

A primeira coisa que você deve levar em consideração na hora de traçar um plano para sua empresa é aprimorar o seu produto ou serviço. Afinal, ninguém se fideliza ou indica uma marca com a qual não esteja satisfeito para um amigo.

Portanto, invista em matéria prima de qualidade e, caso trabalhe com revenda, escolha fornecedores sérios, que entreguem boas mercadorias. Mesmo que você precise subir um pouco o preço, os consumidores preferem pagar um pouco mais para ter um produto bom e que não estrague com facilidade.

Entregar no prazo

Outro ponto chave ao entender como aumentar vendas online é o prazo de entrega. Isso porque muita gente que ainda tem relutância em comprar pela internet atribui esse receio à demora no recebimento dos produtos.

Sendo assim, trabalhe com boas transportadoras ou dívida o valor do frete com o cliente, por exemplo, para poder pagar por uma entrega mais rápida e segura.

Estreitar o relacionamento com seu cliente

Outro ponto chave para aumentar vendas online e fazer com que o cliente volte é formar um laço com ele. Então, invista em acompanhamento em toda a experiência de compra do seu freguês, o que inclui o pós-compra.

Faça pesquisas de opinião, procure aprimorar a comunicação com sua clientela. Dessa forma, as chances de que seu cliente se sinta valorizado e volte a comprar com você aumentam consideravelmente. Para se aprofundar, confira nosso Guia MGM e saiba mais.

Agora que você já sabe como aumentar vendas online, não perca mais tempo ou dinheiro! Comece hoje mesmo a trabalhar para alavancar seu negócio!

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