Pular para o conteúdo

Saiba como reduzir custos de venda

  • beeviral 
Saiba como reduzir custos de venda - Foto Canva Pro

Se você está buscando saber como reduzir custos de venda, e alavancar a lucratividade se seu negócio, saiba que está no lugar certo!

Afinal, para quem está começando nesse meio, saber como diminuir as despesas, para se sobrepor nos lucros, é indispensável para garantir o sucesso do negócio a longo prazo.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas, e um guia completo que irá te ajudar a economizar nas vendas online, deixando uma margem de lucratividade maior.

Com algumas medidas simples adotadas no dia a dia da empresa, é possível que você veja as despesas caíram gradativamente, bem como os lucros subirem, com taxas e gastos de vendas reduzidos exponencialmente.

Então, se você está começando seu próprio negócio digital, sugerimos que fique por aqui, e acompanhe essas dicas incríveis que ajudarão você e sua empresa a alcançarem o sucesso no futuro e claro, reduzir custos de venda!

Por que entender sobre como reduzir custos de venda?

Embora vender remete a ideia de entregar um determinado serviço ou produto ao consumidor final, visando gerar lucros para a empresa, essa etapa do negócio pode gerar diversos custos que pesam bastante no orçamento final do negócio.

Esses custos, chamados de gastos ocultos, apesar de parecer uma consequência aceitável, para buscar um objetivo maior, que é a venda, se não controlados de forma minuciosa podem acabar comprometendo uma porcentagem considerável dos lucros do negócio.

Contudo, com alguns pensamentos estratégicos, e algumas medidas eficazes, é possível sim fazer a redução dos custos de vendas, de forma eficiente, e sem prejudicar o bom funcionamento e a produtividade do negócio.

Primeiro passo: identificar o problema

Já sabemos como os custos de vendas podem ser relevantes para a lucratividade da empresa a cada ciclo. No entanto, antes de começar a pensar em reduzir seus custos, é preciso saber onde ela está.

Segundo estudos, mais de 40% do tempo de expediente dos empreendedores é voltado para a preparação de campanhas e busca de formas de vender mais.

E já é sabido que essas são tarefas necessárias e importantes para alavancar a margem de lucros.

Considerando que ocupa quase metade de seu tempo trabalhado em um único dia, podemos concluir que existe um grande desperdício de tempo e recursos que muitas vezes podem ser utilizados em outras áreas, como a redução de custos de vendas, por exemplo.

Para identificar esse tipo de problema, o ideal é formar uma estratégia eficaz, que funcione para a empresa e para os colaboradores, de forma a reduzir os custos operacionais sem interferir em outros departamentos, como o quadro de funcionários, por exemplo.

Qual a melhor estratégia a se adotar para reduzir custos de venda

Existem diversas medidas que podem ser eficientes na hora de reduzir custos de venda, mas ter uma estratégia focada em vendas que geram menos custos e com maior eficiência sem dúvidas é a melhor opção.

Apesar das vendas serem o fator determinante do sucesso do negócio, não é preciso ter receio de se aprofundar no assunto e modificar algumas etapas, visando uma margem de lucro maior no futuro.

É justamente esse “medo” que os empreendedores têm, que muitas vezes os impede de alterar a forma como realiza os negócios e as vendas, aumentando os custos e reduzindo as receitas a cada ciclo.

Contudo, especialmente em épocas mais fracas de vendas, é possível que esses empresários se vejam em uma situação complicada, onde aproveitar as chances de redução de custos de vendas se torna imperativo. Tudo isso para conter a diminuição da lucratividade do negócio.

Apesar de ser comum, nessas épocas de crise, os empreendedores focam em outras áreas, como a redução de funcionários, para controlar os gastos, essa pode ser uma estratégia errônea, que não mostrará resultados satisfatórios a longo prazo.

E é justamente por isso que ter uma estratégia que realmente mostre resultados é importante, para garantir a redução de custo de venda, sem prejudicar os negócios.

Para se dar conta dessa estratégia, o ideal é fazer uma análise minuciosa nos processos de venda, bem como no perfil e comportamento dos consumidores,

Então, para saber exatamente a quantidade de mão de obra que está utilizando para gerar cada venda e quais produtos ou serviços têm mostrado crescimento entre os clientes.

Dessa forma, será possível que o empreendedor possa focar seus esforços e recursos em vendas mais seguras, reduzindo o desperdício de capital e de tempo.

saiba-como-reduzir-custos-de-venda

Dicas para reduzir custos de venda

Embora já saibamos como ter uma estratégia eficaz é importante na tarefa de conseguir reduzir custos de venda, algumas dicas podem ser de grande valia para quem está começando e precisa solucionar esse problema.

Dessa forma, isso serve para garantir o sucesso e o aumento da margem de lucros da empresa a longo prazo.

A premissa de quem busca essa redução, deve ser os cortes sistemáticos. Dessa forma, será possível uma melhor visualização das oportunidades, como canais de vendas que oferecem resultados mais efetivos e a promoção da distribuição de atividades de forma mais eficiente.

Veja algumas dicas a seguir, que podem ser bastante úteis para quem está buscando a redução de custos de forma que renda resultados satisfatórios, sem precisar prejudicar o dia a dia da empresa.

Inove nas ideias e estratégias

O mundo mudou, e está em transformação constantemente, especialmente na área empresarial, e essa mudança veio acompanhada de novas formas de se pensar e gerir um negócio.

É possível visualizar essas mudanças de forma clara, dia após dia nas empresas que estão surgindo.

E por isso, acompanhar essas mudanças se tornou imperativo para quem busca conquistar seu espaço no mercado e reduzir custos de venda.

Continuar com as mesmas estratégias e ideias de alguns anos pode ser um equívoco, para quem está buscando a redução de custos com vendas, por exemplo. Afinal, o comportamento dos consumidores dessa época é totalmente diferente dos que vemos hoje em dia.

Com a expansão do acesso a internet, os clientes têm buscado soluções mais rápidas e práticas, e essa pode ser a oportunidade que você precisa para reduzir os custos de suas vendas.

Oferecer diversos produtos ou serviços, focados inteiramente na dor de seus clientes, se tornou mais simples com a internet e com os e-commerces, que oferecem uma vitrine, que não conhece limites, e abrange os mais variados gostos e preferências.

Busque a automatização dos processos de venda

Mesmo que você tenha uma equipe engajada, que vista a camisa da empresa, e saiba como realizar as vendas de forma eficaz, sem as ferramentas certas, esse talento e dedicação serão desperdiçados.

Crie uma espécie de linha de produção para as vendas, que otimize o tempo de seus colaboradores, e o seu também. Esteja sempre buscando meios de economizar tempo para cada venda, dessa forma, o custo total será reduzido de forma significativa.

Se aliar a tecnologia pode ser um meio eficaz de promover essa automação. Busque então ferramentas para prospecção de clientes, que façam a expansão do banco de dados da empresa, que criem leads direcionados e até que permitam o acompanhamento das vendas.

Existem opções personalizáveis, que se enquadram a qualquer tipo de negócio ou empresa, para que você possa extrair o maior número de ferramentas úteis para seu negócio, mesmo para aqueles que estão começando no ramo.

Se alie ao marketing digital para reduzir custos de venda

A criação de leads é um dos principais desafios das empresas, especialmente para quem está começando.

Os leads são um meio das empresas obterem informações a respeito de seus potenciais consumidores, e normalmente são captados através das redes sociais. Também é possível fazer a criação de leads através de campanhas, eventos e sites.

Quando a empresa está alinhada com o setor de marketing digital, fica mais fácil traçar estratégia de venda, de forma a gerar novos leads e convertê-los em clientes de maneira mais rápida e eficaz.

Por isso, apostar em marketing que gere leads qualificados pode ser uma boa forma de reduzir custos de venda, pois elas serão mais direcionadas a um público alvo, que demonstra um interesse prévio em seus produtos e serviços.

Gerando, dessa maneira, menos desperdício de tempo e recurso, tentando convencer um público desinteressado.

Outra ferramenta importante que o marketing digital oferece, são as campanhas publicitárias, que geralmente são feitas em redes sociais. Com uma linguagem adequada e fluida, e com imagens chamativas e interessantes, as chances de venda aumentam significativamente.

As páginas em redes sociais são uma grande vitrine para seu público, e possuem um custo mínimo de manutenção, que pode ser alterado, à medida que seus clientes aumentam, e as vendas também.

Como fazer a redução de custo de venda no mercado digital

As dicas que vimos acima são eficientes para qualquer tipo de empreendimento, seja ele digital ou física.

Mas se você optou por começar seu negócio no mundo digital, algumas dicas mais direcionadas podem ser de grande valia. Veja mais a seguir!

Aumente a freguesia para reduzir custos de venda

Os clientes são aqueles que compraram com você uma vez, sem perspectiva de volta.

Já os fregueses, são aqueles que compram sempre, e fazem a margem de lucros aumentar a cada novo ciclo de vendas.

Os fregueses também são os principais responsáveis pelo chamado Member get Member, que é quando um cliente indica sua empresa para amigos ou familiares, aumentando sua gama de consumidores. Você pode saber mais sobre essa ferramenta no nosso Guia MGM.

Segundo especialistas do assunto, manter um freguês custa até 7 vezes menos que um consumidor esporádico, e por isso pode ser ainda mais vantajoso se valer desse tipo de clientela.

Ferramentas como “repetir comprar” em sua loja pode ser um meio de conquistar mais fregueses de forma simples. Além disso, disponibilizar benefícios para quem compra sempre com você, ajuda na fidelização desse tipo de consumidor.

saiba-como-reduzir-custos-de-venda

Busque uma boa plataforma para seu negócio

A plataforma é o servidor que hospeda sua loja virtual, e por isso deve ser escolhida com sabedoria.

Algumas opções oferecem ferramentas para todo tipo de gestão, e cobram por isso. Dessa forma, o custo com vendas pode ser ainda mais elevado, a depender da plataforma escolhida.

Observe as ferramentas oferecidas, e veja se sua loja realmente precisa de todas essas opções. Caso conclua que esses serviços estão sendo desperdiçados, por falta de necessidade para seu negócio, migrar para outra plataforma de e-commerce pode ser uma boa opção.

Saiba exatamente o que você e sua loja precisam para funcionar de forma adequada, e o que pode ser dispensável. Vale lembrar que no Brasil, 89% dos acessos são realizados por dispositivo móvel.

Assim, você pode procurar opções mais em conta, que ofereçam menos opções de ferramentas, mas que supram todas as necessidades de seu negócio.

Busque reduzir as devoluções

A cada vez que seu cliente não se dá por satisfeito com o produto ou serviço adquirido em sua loja virtual, seus gastos aumentam drasticamente. Esse processo envolve taxas de manuseio, custos com frete e entrega, além do produto em si, que muitas vezes não pode ser revendido.

Para reduzir a frequência com que isso ocorre, o primeiro passo é entender o motivo que levou seu cliente a devolver o produto. A descrição mal feita no site, ou na loja, muitas vezes é o responsável pela insatisfação do cliente.

Por isso, busque aprimorar esse aspecto de sua loja, para que todas as informações sejam passadas de forma simples e clara, evitando equívocos durante a compra.

As fotos e vídeos do produto devem ser claras e correspondem à realidade.

Lembre-se que, mascarar informações e características pode ser extremamente prejudicial para seu negócio, além de atrapalhar suas medidas para reduzir custos de venda.

Saiba como pagar por seus produtos

Para quem trabalha com e-commerce, pagar os fornecedores de produtos para revenda mensalmente pode parecer mais fácil e vantajoso para ambos.

No entanto, pesquisas apontam que essa prática pode sair muito mais cara para o empreendedor.

Com isso em mente, sempre busque fornecedores que aceitam pagamento anual, ou com um prazo mais flexível para a quitação das contas.

Dessa forma, é possível conseguir ótimos descontos, o que eleva sua margem de lucros, e reduzir custos de venda, facilitando a negociação com seus clientes.

Com essas dicas e práticas, é possível fazer reduzir custos de venda aumentando sua margem de lucratividade, sem interferir no bom funcionamento de seu negócio, e garantindo o sucesso a longo prazo!

; ;