Se você é gestor de uma empresa que presta serviços para outras empresas, precisa buscar dicas para gerar mais leads B2B.
Afinal, a geração de leads é uma parte crucial para qualquer negócio, e com a modalidade B2B não é diferente.
E se trazer potenciais clientes para o negócio já é um desafio e tanto, quando esse cliente é uma empresa, a coisa pode ser ainda mais complicada.
No entanto, com as armas certas e buscando informação constante, é possível superar esse desafio e conquistar muitas oportunidades de negócio.
Pensando nisso, hoje trouxemos muitas dicas para gerar mais leads B2B para você usar em sua empresa e se destacar no mercado.
Por isso, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma informação importante!
O que é gerar mais leads B2B?
Empresas B2B são aquelas que fazem serviços ou oferecem produtos para outras empresas. Então, leads B2B são contatos de negócios que tem potencial para se tornar seus clientes.
Vamos supor que seu negócio seja especializado em hospedagem de blogs corporativos. Seus candidatos a leads e a clientes seriam empresas que utilizam blogs.
Portanto, nesse caso hipotético, seu foco deveria ser negócios de pequeno e médio porte, que utilizam blogs corporativos, mas que não tem um departamento próprio para cuidar disso.
Dicas para gerar mais leads B2B:
Como já vimos, o trabalho de gerar leads é desafiador para qualquer empresa, o que inclui as de modalidade B2B.
Desse modo, quanto mais informado você for e quanto mais dicas para gerar mais leads B2B você buscar, melhores serão os resultados.
E para te ajudar com isso, trouxemos algumas das principais e mais valiosas dicas. Confira!
Tenha um perfil de cliente ideal bem preciso:
Saber para quem oferecer torna a tarefa de atrair esse público para sua empresa mais fácil. Então, ter um ICP bem definido é uma das principais dicas para gerar mais leads B2B.
Afinal, conhecendo a fundo os padrões de comportamento, as expectativas e dificuldades de seu potencial cliente, você consegue oferecer exatamente o que precisa para convencê-lo a se tornar seu lead.
Sem contar que, ao saber exatamente qual a dor dele, é mais fácil oferecer a solução mais acertada para saná-la.
Sendo assim, procure saber com precisão quem é seu cliente ideal e trace um perfil que seja o mais exato possível dele.
Assim, além de conseguir oferecer o que a empresa que tem potencial para se tornar seu cliente deseja, você evita desperdiçar recursos com quem não tem.
Faça buscas refinadas:
Quando falamos em dicas para gerar mais leads B2B, não podemos esquecer que os leads em questão aqui são empresas.
Portanto, o perfil do seu cliente ideal deve levar fatores específicos em consideração, como:
- Porte;
- Segmento de atuação;
- Localização geográfica e território em que opera;
- Faturamento;
- Política, etc.
Levando isso em conta e com seu ICP bem definido, você deve concentrar as suas buscas por empresas que se encaixem nesse perfil.
Por exemplo, se você tem uma agência de marketing, não adianta perder tempo e dinheiro tentando engajar uma multinacional que tem departamentos de marketing próprios.
Ao invés disso, você deve procurar por negócios de pequeno e médio porte, que tem condições de arcar com as despesas de seus serviços, mas que não tem pessoal contratado para fazer o marketing da empresa.
Uma dica interessante é usar o Linkedin para pesquisar sobre as empresas. Isso porque essa rede social é voltada para o mundo corporativo e é uma verdadeira mina de ouro para atrair leads para sua empresa.
Identifique os tomadores de decisão:
Outra das principais dicas para gerar mais leads B2B é que, como o lead e cliente em potencial é uma empresa, você não precisa convencer uma pessoa mas um departamento inteiro a conhecer os seus serviços.
Sendo assim, você deve mirar em quem tem o poder de decidir sobre a compra ou contratação para garantir que essa interação tenha chances reais de se converter em uma venda.
Por exemplo, vamos supor que sua empresa tenha a ver com TI. Não adianta você conseguir o contato e até interagir com um técnico em computação da empresa se não é ele quem decide sobre quem contrata ou não.
Portanto, você deve buscar adaptar suas ações para atrair os “cabeças” do departamento em questão, pois, assim, se você conseguir que eles se tornem leads do seu negócio, a conversão em venda será uma possibilidade real.
Invista em nutrição de leads:
Captar leads e nutri-las deve ser algo intrinsecamente ligado. E essa é uma das mais valiosas dicas para gerar mais leads B2B que poderíamos dar a você.
Isso porque não adianta apenas trazer pessoas interessadas em conhecer seus negócios. É essencial que você mantenha essas pessoas e, no caso do B2B, empresas interessadas e que as conduza até uma conversão.
E tudo isso necessita de muita estratégia, principalmente no marketing.
Como hoje em dia praticamente nada é feito sem a internet, apostar no marketing digital é uma técnica certeira.
E você pode trabalhar na geração de leads para sua empresa usando várias estratégias atreladas ao marketing digital, como:
- Inbound marketing: onde você pode fazer a veiculação de conteúdos estrategicamente criados para gerar interesse em possíveis clientes;
- Marketing de conteúdo: você pode oferecer as respostas que seu potencial cliente está buscando através de conteúdos relevantes e de qualidade, que o ajudem na fase de consideração;
- Automatização de processos: com os recursos digitais certos, você melhora o desempenho da sua equipe, acelera os processos e economiza recursos orgânicos;
- Emails marketing: essa ferramenta vale para qualquer fase em que seu lead esteja, além de ajudar a manter um follow up mais eficiente e até a aumentar a recompra por parte de antigos clientes.
Dica especial para gerar mais leads B2B:
É essencial que você leve a sério a questão da geração de leads em sua empresa. Portanto, se você não tem o pessoal devidamente treinado para cuidar da captação, qualificação e direcionamento de potenciais clientes, contrate alguém especializado para fazer isso por você!
Agora que você já conhece essas dicas para gerar mais leads B2B, você pode criar conta em nosso site e iniciar a revolução do seu negócio. Comece agora mesmo a trabalhar para colocá-las em prática!