Você já ouviu falar em funil ampulheta? Essa importante estratégia pode trazer inúmeros benefícios para você e para a empresa.
Com a evolução da tecnologia, e as mudanças constantes no comportamento de compra dos consumidores, as estratégias também estão precisando mudar e se adaptar a essa nova realidade.
Afinal, táticas adotadas frequentemente pelas empresas há alguns anos, já não trazem mais os mesmos efeitos hoje em dia, justamente por conta da mudança do perfil de público.
Veja a seguir, mais detalhes e vantagens da estratégia do funil ampulheta, além de dicas para utilizá-la de maneira prática em seu negócio.
Ficou interessado em saber mais? Então não deixe de ler até o final, e saiba mais sobre essa novidade!
Conheça o funil ampulheta
Até pouco tempo atrás, a grande maioria das empresas adotava o funil de vendas como sua principal estratégia.
Nesse sistema, a experiência de compra dos clientes é dividida em três etapas: o todo de funil, meio de funil e fundo do funil, para que fosse monitorado cada mudança, como a descoberta, a consideração e a decisão do cliente.
Contudo, conforme a tecnologia evoluiu, o comportamento dos consumidores acompanhou essa evolução, o que fez com que as empresas precisassem se adaptar e atualizar suas estratégias.
Atualmente, o funil de vendas já não consegue mais suprir as demandas do mercado e de consumo. Além disso, concretizar a venda já não é mais o último ponto da estratégia.
Os profissionais do ramo perceberam com o passar do tempo, que é preciso ir além da venda e buscar a qualificação do cliente, com o intuito de retê-lo e aumentar sua fidelidade à marca.
Isso ocorre porque a estratégia costuma focar seus esforços e investimentos na conversão de cada cliente, e quando esse ciclo chegou ao fim, o departamento de marketing o recomeça, focando em novos leads.
Os custos dessas atividades podem ser muito mais elevados, em comparação às técnicas para nutrir uma relação com o cliente que já foi convertido, que por sua vez, representa até 80% da receita da empresa.
A premissa aqui não é abrir mão da captação de leads, mas sim focar na retenção dos que já compram com você. E é assim que funciona o chamado funil ampulheta.
Ao contrário do funil de vendas, que acompanha todas as etapas da jornada até que a compra seja finalizada, o funil ampulheta foca também no pós-venda.
Nessa estratégia, é preciso ter em mente que a jornada do cliente deve ser contínua, e que a empresa precisa trabalhar para que o cliente se mantenha fiel.
Além do custo reduzido, já é sabido que os clientes já convertidos têm maiores chances de voltar a comprar, o que significa que vender para um cliente fiel, é significativamente mais fácil.
Quais as etapas do funil ampulheta?
Como vimos acima, o funil ampulheta é uma espécie de evolução do funil de vendas, e por isso, ambas as estratégias partem do mesmo princípio e etapas.
A diferença é que com o funil ampulheta, mais duas etapas são adicionadas, visando a fidelização do cliente: a retenção e a lealdade. Veja mais detalhes a seguir.
Retenção do cliente
Para começar, no funil ampulheta, é preciso entender que o pós-venda é tão importante quanto a jornada que leva a concretização da venda.
A diferença nesse caso, é que o departamento de marketing da sua empresa precisa dar conta de novas técnicas, para estreitar cada vez mais a relação com aquele cliente que comprou com você.
Além de facilitar a comunicação entre cliente e marca, essa etapa aumenta as chances de recompra, aumentando assim a taxa de vendas e os custos de aquisição de novos leads.
Lealdade do cliente
A etapa de lealdade no funil ampulheta é muito importante, pois tem a capacidade de tornar cada cliente uma espécie de embaixador da sua marca.
Dessa forma, a relação do cliente com a empresa vai além das compras de produtos e utilização de serviços, pois o cliente passará a recomendar você para seus conhecidos, atraindo novos clientes ao longo do tempo.
Essa técnica também é conhecida como marketing boca a boca, que mostra o sucesso da empresa com a etapa de lealdade no funil ampulheta. Para alcançar esse nível de lealdade, é necessário oferecer excelência constante, desde a chegada do cliente na loja, até a entrega dos produtos.
Além disso, é importante construir relacionamentos mais diretos, através das mídias sociais e criar canais de comunicação eficientes, se mostrando sempre disponível para qualquer dúvida ou problema que surgir.
Como fazer um funil ampulheta na sua empresa
Como vimos acima, o funil ampulheta funciona basicamente da mesma forma que o funil de vendas, mas adicionando duas etapas depois que a venda se concretiza.
Dessa forma, é importante ter em mente que o foco dessa estratégia começa principalmente depois que o cliente já decidiu comprar com você, de modo a criar uma relação próxima entre vocês.
Para alcançar esse nível de relacionamento,o primeiro passo é oferecer excelência, não só nos produtos e serviços, mas também na forma como os clientes são tratados ao chegarem em seu negócio.
Boa parte da opinião dos consumidores, especialmente as negativas, é formada a partir da forma como a equipe trata o cliente durante uma compra.
Essa pode ser a forma mais fácil de perder um cliente, mas também é uma arma poderosa para atraí-lo de uma vez por todas.
Ademais, apostar em estratégias que incentivam a recompra pode ser muito vantajoso nessa fase do funil. Cupons de descontos na segunda compra, por exemplo, pode ser uma excelente opção.
Quando a estratégia passa para a próxima etapa, a lealdade, é hora de mostrar para o cliente que ele faz parte da marca, e como a presença ele importa para você.
A forma mais simples de fazer isso, é se mostrar sempre disponível para receber feedbacks, além de deixar claro o quão relevante essa opinião é para a empresa.
Nossa última dica é criar conta em nosso site para aproveitar as informações. Agora que já conhecemos o funil ampulheta, comece a implementar essas etapas no dia a dia de sua empresa, e veja sua relação com consumidores melhorar cada vez mais!