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Como utilizar o marketing boca a boca na sua empresa

  • beeviral 
Como utilizar o marketing boca a boca - Reprodução Pixabay

Você sabe como utilizar o marketing boca a boca na sua empresa? É disso que iremos falar hoje.

Essa estratégia pode ser bastante útil para quem deseja ampliar a base de novos clientes, ou busca a expansão da marca no meio em que atua.

Com um investimento mínimo, a técnica se vale do conhecimento do público sobre seu negócio, utilizando algumas medidas para incentivar a propaganda espontânea.

Hoje separamos mais informações, repito do marketing boca a boca, além de algumas dicas valiosas para que você comece a utilizá-lo em seu negócio.

Quer saber tudo sobre isso? Então é só ler até o final, para ficar por dentro de cada detalhe!

Conheça o marketing boca a boca

Segundo estudos, o ser humano possui uma predisposição biológica para a interação e troca de ideias.

Sem a comunicação e as conversas, nossa sociedade simplesmente não se sustentaria, pois isso é a base da convivência da humanidade.

E esse instinto se aplica a todos os aspectos da nossa vida, incluindo as experiências vividas, e isso também ocorre nas experiências de compras.

Com a popularização da internet, a comunicação melhorou bastante, o que tornou a troca dessas ideias algo natural e costumeiro para as pessoas.

E é exatamente nesse sistema, que o marketing boca a boca se baseia, através de clientes que tiveram experiência na sua empresa que, de forma espontânea, compartilha informações com outras pessoas.

Contudo, para que isso ocorra de forma positiva, e traga resultados satisfatórios para seu negócio, é importante que você tome algumas medidas, garantindo assim que o feedback de seus clientes será positivo, e irá agregar mais valor a empresa, e não o contrário.

Por que utilizar o marketing boca a boca

Agora que você já conhece o marketing boca a boca, vejamos algumas vantagens de utilizar a estratégia para trazer mais clientes para sua empresa, aumentando assim os lucros.

Indicações em diferentes canais

Como já vimos, a internet evoluiu bastante de uns tempos pra cá, o que mudou o jeito como o marketing boca a boca é feito.

Isso fez também com que os consumidores conseguissem fazer recomendações para pessoas de outros estados, regiões e até países.

Assim, uma pessoa que se sentiu satisfeita com os aspectos encontrados em sua loja, terá muitas possibilidades para recomendar sua empresa, o que pode ser extremamente benéfico.

Fazer dos clientes embaixadores de sua marca

Depois de criar e estruturar bem sua estratégia de marketing boca a boca, você poderá fazer com que seus clientes se tornem uma espécie de embaixadores de sua marca.

Assim sendo, além de fidelizá-los aos seus produtos e serviços, ele irá divulgar novidades e promover suas ideias para seus conhecidos.

Depois de um certo tempo, você terá um time de embaixadores, o que ampliará sua comunidade, fazendo com que sua marca fique cada vez mais conhecida.

Baixo custo de operação

O marketing de comunicação, muitas vezes pode não ser acessível para todos, por conta de seu alto custo.

Em contrapartida, o marketing boca a boca conta com um investimento praticamente nulo, visto que a única coisa que você precisa fazer, é investir em excelência, alcançando resultados muito positivos.

Mesmo que você opte por atuar em conjunto com um influenciador digital, por exemplo, os custos serão bastante inferiores aos de uma campanha de comunicação mais completa.

Maior taxa de conversão

Já é sabido que os consumidores preferem adquirir produtos já conhecidos, testados e aprovados, e por isso, no caso do marketing boca a boca, a taxa de conversão de vendas pode aumentar significativamente.

Além disso, os clientes demonstram maior confiabilidade quando recebem a indicação de alguém que conhecem, como amigos e familiares, o que aumenta sua chance de finalizar a venda logo de primeira.

Como utilizar o marketing boca a boca na sua empresa?

Veja Como utilizar o marketing boca a boca - Reprodução Pixabay
Veja Como utilizar o marketing boca a boca – Reprodução Pixabay

Depois de saber como pode ser benéfico se valer do marketing boca a boca, é hora de conhecer algumas dicas de como utilizá-lo em sua empresa, para atrair novos clientes e aumentar sua receita de forma simples e econômica.

1.Invista em qualidade

Apesar de parecer óbvio, muitas empresas não obtêm sucesso nessa empreitada simplesmente por não investir na excelência e qualidade.

Desde os produtos ou serviços, até o atendimento e aspecto do estabelecimento, tudo deve ser pensado para agradar o cliente.

Tenha em mente que nenhum consumidor indica algo que não lhe agrada, e essa deve ser a base para essa relação.

2.Dê a devida importância a experiência de seu cliente

Para melhorar a experiência de compra de seus clientes, é importante melhorar a comunicação, criando canais diretos, para que você sempre saiba o que pode melhorar.

Esse tipo de atitude estreita os laços entre cliente e empresa, e aumenta as chances de que ele indique você para outras pessoas.

3.Invista nas redes sociais

Como utilizar o marketing boca a boca com redes sociais - Reprodução Pixabay
Como utilizar o marketing boca a boca com redes sociais – Reprodução Pixabay

Uma das melhores formas de como utilizar o marketing boca a boca é utilizando a internet. As redes sociais estão presentes na vida da maioria dos consumidores, e podem servir de ponte entre eles e sua empresa.

Contudo, os conteúdos postados devem ser pensados, para que se tornem o diferencial de sua marca, de forma a fazer com que os usuários sempre lembrem de você.

Conteúdos interativos também são uma boa pedida, pois facilita seu entendimento a respeito dessas necessidades dos consumidores.

4.Preste atenção nos feedbacks

Os feedbacks são avaliação dos clientes a respeito da experiência de compra e sua empresa. E como o marketing boca a boca se baseia na opinião dos clientes, essa deve ser uma prioridade para você.

Crie espaços específicos para que eles demonstrem suas opiniões, e sempre se mostre aberto e disponível para resolver os problemas que aparecerem.

Dessa forma, a satisfação será elevada, o que levará o público a divulgar sua marca de forma mais positiva.

5.Tenha uma equipe capacitada

Marketing boca a boca com equipe - Reprodução Pixabay
Marketing boca a boca com equipe – Reprodução Pixabay

Não basta esperar que as pessoas façam propaganda de seu negócio de forma espontânea, sem pensar de forma interna.

É da porta pra dentro que as mudanças devem acontecer, sempre buscando acompanhar as mudanças de comportamento do público.

Além disso, grande parte da satisfação dos clientes parte da forma como são recebidos e atendidos na empresa.

Por isso, mantenha sua equipe engajada e atenta a cada nova oportunidade, para que qualquer necessidade dos clientes seja atendida de forma ágil e humanizada.

Agora que você já sabe como utilizar o marketing boca a boca na sua empresa, você pode criar conta aqui e então começar já a implantar essa técnica e colher bons frutos no futuro!

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