Usar estratégias de Marketing de Indicação é uma das formas mais eficientes de alavancar as vendas e fazer o seu negócio crescer.
Sendo assim, se informar sobre essa modalidade de marketing para poder traçar um plano de ação eficiente para que sua empresa cresça, é de suma importância.
Pensando nisso, hoje trouxemos um guia definitivo de marketing de indicação para te orientar e te ajudar a aumentar a sua clientela sem ter muitos gastos para isso.
Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma dica importante!
Marketing de Indicação: o que é?
Marketing de Indicação, que também é chamado de Member Get Member, é uma estratégia de marketing muito simples, porém muito eficiente para qualquer empresa, em especial as que estão no começo.
Isso porque essa estratégia consiste no ato de incentivar os clientes de uma empresa a trazer mais pessoas para que também se tornem clientes dessa empresa.
Na prática, o Marketing de Indicação é, em essência, o antigo e eficiente “boca a boca”, em que alguém gosta tanto de um produto ou serviço que o indica para alguém de seu círculo de amizades.
Você mesmo provavelmente já deve ter indicado alguma marca da qual gosta e na qual confia para algum amigo ou familiar. Do mesmo modo, já deve ter aceitado a indicação de alguém para comprar um produto ou contratar um serviço.
Assim sendo, não é difícil concluir que o Marketing de Indicação, ou Member Get Member, é bastante eficiente e vamos te mostrar algumas provas disso no tópico seguinte.
Marketing de Indicação funciona?
Alguns dados de pesquisas apontam que o Member Get Member funciona por diversas razões:
- Cerca de 68% dos consumidores aceitam a indicação de algum amigo ou familiar para contratar um serviço ou comprar um produto;
- Mais de 90% dos consumidores confiam plenamente na sugestão de um amigo ou membro de sua família para comprar um produto ou contratar um serviço;
- Por volta de 77% das pessoas dizem que voltam a comprar de uma mesma marca quando ela foi indicada por alguém em quem confiam.
Por tudo isso, dá para ver que a maioria dos consumidores aceitam a sugestão de alguém muito facilmente, o que demonstra a eficiência dessa estratégia para as empresas.
No entanto, não basta apenas esperar que alguém por livre e espontânea vontade indique os seus serviços para o seu círculo de convivência: é preciso ser proativo e fazer isso acontecer.
E é sobre isso que iremos falar nos tópicos seguintes.
Como fazer o Marketing de Indicação funcionar?
O Member Get Member precisa de bastante empenho para funcionar, embora não demande tanto esforço ou investimento de capital como outras estratégias de marketing.
Para fazer com que o marketing de indicação funcione e renda os resultados que você espera e precisa, você precisa tomar algumas medidas e seguir alguns passos muito importantes, dentre os quais podemos citar:
- Trabalhar duro para oferecer o melhor produto ou serviço possível, pois, ninguém vai indicar algo que não seja bom para alguém de quem goste, não é mesmo?
- Incentivar seu cliente a se tornar um embaixador de sua marca, uma vez que a ajuda dele é o pilar para que o marketing de indicação funcione;
- Trabalhar para que o cliente em potencial que o seu freguês trouxer se fidelize e, também, acabe indicando os seus serviços para outras pessoas. Afinal, assim, a sua rede de clientes irá crescer e prosperar cada vez mais.
Com essas medidas, o Marketing de Indicação com certeza irá surtir o efeito desejado e sua empresa se beneficiará plenamente com ele.
Quais as estratégias de Marketing de Indicação?
Como vimos, usar o Marketing de Indicação a favor da sua empresa é uma das melhores maneiras de fazê-la crescer.
Afinal, o principal objetivo de qualquer empresa é aumentar as vendas para, assim, aumentar o seu faturamento.
E como no Member Get Member são os seus próprios clientes que trazem outros fregueses para sua marca, os custos não são tão altos e o trabalho também não é tão grande.
No entanto, você precisa fazer a sua parte e, além de tomar as medidas que já mencionamos, usar estratégias práticas para fazer o Marketing de Indicação funcionar.
Dentre essas estratégias, essas são algumas das mais eficientes que você pode usar:
Estude o comportamento do seu cliente
Conhecer a sua persona a fundo é o primeiro passo para que a sua empresa cresça e se mantenha firme no mercado.
Afinal de contas, você precisa saber qual é a dor do seu cliente para poder sanar essa dor da maneira mais eficiente possível. Além disso, sabendo como é o seu comportamento, você saberá como bolar a melhor estratégia para chegar até ele.
Por exemplo, se você souber tudo sobre sua persona, saberá o que oferecer para incentivá-lo a indicar a sua marca para um amigo ou familiar.
Você pode, ainda, saber qual a rede social que sua persona mais usa para divulgar a sua campanha.
Trace uma estratégia para incentivar seu cliente a indicar a sua marca
Sabendo todas as informações que puder sobre sua persona e os clientes que costumam comprar seus produtos ou contratar os seus serviços, você poderá elaborar a melhor estratégia para incentivá-lo a indicar a sua empresa para alguém.
Você pode, por exemplo, oferecer descontos ou brindes, pacotes de serviços ou coisas assim, dependendo do comportamento do seu cliente.
Estratégias como campanhas de “indique e ganhe” geralmente funcionam muito bem com quem já é freguês cativo de uma empresa. Ou promoções de “indique o produto x para um amigo e pague 70% na compra” também costumam ser muito eficientes.
Vouchers de desconto para seus clientes darem de presente para familiares e amigos é outro bom meio de incentivar seu cliente a aderir ao Marketing de Indicação.
E esses são apenas alguns exemplos de campanhas que você pode fazer para incentivar seu cliente a indicar a sua marca para alguém. Porém, você pode traçar a sua própria estratégia de acordo com as necessidades da sua empresa e o comportamento do seu freguês.
Divulgue largamente a sua campanha
A publicidade é algo de primeira necessidade em qualquer negócio, seja ele físico ou digital.
Desse modo, quando você for iniciar uma campanha para incentivar o Member Get Member entre seus clientes, é muito importante que você divulgue isso o máximo que puder, em especial nas redes sociais. Afinal de contas, é na web que a maior parte da sua clientela se encontra.
Portanto, invista em marketing digital, poste muitos conteúdos para atrair o público e fazer a sua empresa, especialmente a promoção que você está fazendo, ficar conhecida.
Aliás, estudos apontam que mais de 93% dos consumidores fazem pesquisas aprofundadas sobre um produto ou serviço antes de fechar com alguma marca. Portanto, seja para o Marketing de Indicação, ou seja, para qualquer estratégia que você adote, o marketing digital é um dos melhores caminhos para obter os resultados que você deseja e precisa.
Pense no cliente novo para fidelizá-lo
Além de pensar no seu cliente antigo na hora de bolar uma estratégia de Marketing de Indicação, você também precisa levar em conta o novo cliente que estará chegando para a sua empresa.
Afinal de contas, você quer que essa pessoa se torne seu cliente assíduo e até mesmo passe a indicar os seus serviços para outras pessoas, não é mesmo?
Assim sendo, é importante que você pense em agradar esse cliente em potencial para que ele se torne seu freguês e não que apenas aproveite a promoção e depois suma.
Então, você pode, por exemplo, oferecer desconto tanto para quem indicar quanto para quem aceitar a indicação dos seus serviços.
Faça promoções do tipo “Indique um amigo para comprar, ganhe 50% de desconto e seu amigo ganha 70%”, ou ofereça um pacote inicial pela metade do preço para quem receber indicação, coisas assim.
Desse modo, enquanto aproveita a promoção, seu novo cliente é cativado pela sua qualidade e, assim, se fideliza a você.
Seguindo essas dicas, você certamente terá excelentes resultados com o Marketing de Indicação, assim como essas grandes empresas que adotaram essa estratégia e colheram os frutos dela.
Acompanhe para saber quem já aderiu ao Member Get Member e se deu muito bem com ele!
Cases de sucesso do Marketing de Indicação
Se você pensa que o Member Get Member é usado apenas por empresas menores e mais novas, está enganado.
Afinal, muitas empresas já consolidadas no mercado ainda se valem dessa estratégia para crescer e aumentar cada vez mais a sua clientela. Dentre as principais, podemos citar:
Mcdonald’s
O Mcdonald ‘s é uma empresa que dispensa apresentações, pois é a gigante do fast food desde 1955.
No entanto, ela ainda se utiliza muito das estratégias de Marketing de Indicação, com promoções onde você leva alguém para a lanchonete e seu amigo paga metade do preço na compra do Mc Lanche Feliz, por exemplo.
Uber
Apesar da Uber ser uma empresa relativamente nova no mercado, tendo chegado no Brasil durante a Copa do Mundo em 2014, ela já se consolidou como líder do setor de aplicativos de transporte.
E ainda hoje ela incentiva seus usuários a indicar seus serviços para amigos e familiares, dando vouchers para seus clientes presentearem, além de também oferecer desconto nas viagens para quem a indica.
American Express
A Amex é uma das empresas de cartão de crédito mais famosas e conhecidas ao redor do mundo.
E a algum tempo, ela lançou uma campanha nas redes sociais para que pequenos empresários compartilhassem seus conhecimentos e experiências com outras microempresas.
Então, com mais de 2 milhões de compartilhamentos e cerca de 195 mil retuítes, os conteúdos produzidos e postados pelos próprios pequenos empresários que já eram clientes da American Express foram muito bem recebidos pelo público.
Como resultado dessa campanha, os negócios fechados com pequenas empresas aumentaram em mais de 23%.
Oi
Uma das principais operadoras de telecomunicações do Brasil, a Oi oferece de tempos em tempos muitas campanhas de Marketing de Indicação.
Em uma dessas promoções, quem aderisse ao plano da Oi e indicasse alguém para também aderir, ganharia 25 minutos de ligações e 1GB de internet para usar como quisesse.
E a pessoa que recebesse a indicação e aceitasse aderir ao plano, também levaria esses mesmos benefícios. Com isso, a Oi conseguiu aumentar significativamente o número de usuários ativos de seus planos.
Airbnb
Se você gosta de viajar, com certeza já ouviu falar do Airbnb. Isso porque essa empresa revolucionou o sistema de hospedagem no Brasil e em todo o mundo.
Afinal, por meio dele, você pode pesquisar os hotéis, pousadas e qualquer tipo de hospedaria em seus destinos de viagem, ver a reputação desses estabelecimentos segundo a opinião dos próprios hóspedes e reservá-los com antecedência.
E para atrair novos clientes, a Airbnb oferece um código para um voucher de 100 reais que o cliente pode enviar para um amigo ou familiar.
Então, quando esse amigo viaja e usa o código, o cliente que o enviou ganha 50 reais e, caso o outro se hospede com o Airbnb, mais 240 reais.
Odonto Excellence
Uma das maiores franquias de consultórios odontológicos, a Odonto Excellence possui mais de 1200 unidades no Brasil, além de vários outros países da América do Sul e até da África.
E para atrair mais e mais clientes, ela usa campanhas frequentes de Marketing de Indicação, onde seus clientes indicam outras pessoas para se fazerem tratamentos odontológicos em seus consultórios e ganham descontos em seus próprios tratamentos.
Unopar
Uma prova de que empresas de qualquer segmento podem utilizar estratégias de Member Get Member e ter excelentes resultados, a Unopar, que é a maior universidade particular do norte do Paraná, também faz campanhas desse tipo para conquistar mais alunos.
Através da promoção “Amigo vale Prêmio”, você pode indicar até 10 amigos para se matricularem nos cursos presenciais e à distância oferecidos pela instituição. E para cada um deles que se matricular, você ganha 30 reais de desconto em sua mensalidade.
Agora que você já sabe tudo sobre Marketing de Indicação, não perca mais tempo, você pode criar conta e começar hoje mesmo a trabalhar para aumentar sua clientela usando o Member Get Member para isso!