Conhecer os cases de sucesso do marketing de indicação pode ser o trunfo que você estava procurando para alavancar suas vendas.
Essa é uma boa forma de aumentar sua base de novos clientes, sem grandes investimentos. Outra vantagem dessa estratégia, é que além de atrair novos consumidores, ela fideliza os antigos de forma orgânica e fluida.
Uma boa forma de entender como esse tipo de prática é vantajosa, é observar os cases de sucesso que, ao implementar esse tipo de prática na empresa, conseguiu ótimos resultados.
Listamos a seguir alguns bons exemplos de empresas multinacionais, que decidiram seguir por esse caminho e obtiveram um grande sucesso.
Além disso, separamos mais detalhes sobre a estratégia, para que você implemente em seu negócio, e colha bons frutos a longo prazo.
Quer saber tudo sobre o tema? Então não deixe de ler até o final, e inspire-se com esses cases de sucesso do marketing de indicação.
Marketing de Indicação, saiba mais
Buscar formas de atrair novos clientes para a empresa é sempre uma preocupação de gestores de diversos mercados.
Isso porque, a competitividade do mercado, além do aumento constante na concorrência está mais evidente do que nunca, e se destacar em meio a multidão pode se tornar uma tarefa bastante complicada.
Por isso, se valer de estratégias já testadas e aprovadas pode ser uma solução mais simples e segura, pois é possível ter mais previsibilidade quanto aos resultados. Nesse caso, conhecer os cases de sucesso do marketing de indicação ajuda muito.
É o caso do Marketing de Indicação, que se vale do conhecimento e apego dos clientes antigos, para trazer mais pessoas para conhecer seus produtos e serviços, aumentando a base de interessados, e fidelizando os antigos clientes.
O sistema é bem simples, ao oferecer excelência e qualidade, não só nos produtos e serviços, mas também no atendimento, seus clientes se sentirão tão satisfeitos que trarão seus amigos e familiares para conhecerem a empresa, e então, com um pouco de estratégia, você pode aumentar as vendas de forma mais simples e rápida.
Cases de sucesso do Marketing de Indicação
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Marketing de Indicação, e como pode ser benéfico para você e sua empresa apostar nessa estratégia, é hora de conhecer alguns cases de sucesso, de empresas mundialmente conhecidas, que ampliaram significativamente sua gama de novos clientes de forma simples e com investimento mínimo.
Essa aposta nesse caminho, e conseguiram converter novos clientes de forma mais expressiva, pelo simples fato de seus clientes mais antigos confiarem no seu trabalho, e buscarem trazer seus conhecimentos para a empresa.
Além disso, o chamado marketing boca a boca é uma das formas mais positivas de converter clientes, pois essas pessoas recebem a informação de alguém que conhece, alguém imparcial, o que gera um maior nível de confiabilidade na empresa.
Conheça a seguir os maiores cases de sucesso do marketing de indicação.
1.Uber
Já no em meados de 2017, a empresa Uber já divulgava números impressionantes, ao afirmar que possuía mais de 15 milhões de usuários, somente aqui no Brasil. Esses números expressivos se deram, muito provavelmente, por conta de sua fama exponencial, que se deu de forma rápida no país, o que culminou em um crescimento tão grande, em relativamente pouco tempo de operação.
Contudo, não podemos ignorar o fato de que sua tática para trazer a fidelização dos clientes é muito presente para todos os usuários do serviço, já que eles são constantemente levados a convidar seus amigos e familiares para experimentar o aplicativo de carona.
Sua estratégia partia do princípio de informar a todos os clientes, novos e antigos que, ao convidar alguém para pedir um carro pelo aplicativo, seriam presenteados com descontos nas viagens.
Essa tática traz o incentivo necessário para o marketing de Indicação, e faz com que os próprios clientes se tornem meios para aumentar as vendas, ou no caso da Uber, as corridas pelo aplicativo.
2.Nubank, um dos cases de sucesso do marketing de indicação
O Nubank é, sem sombra de dúvidas, o cartão de crédito mais famoso entre os usuários atualmente, e também se trata de um dos cases de sucesso Marketing de Indicação.
Ademais, a empresa investe pesado nessa estratégia, pois os usuários que chegam, através de indicação de clientes mais antigos, recebem um tratamento personalizado, além de ter a preferência da empresa.
A ideia principal do Nubank, é se valer da confiabilidade dos clientes que já possuem conta e cartão junto ao banco, para trazer aquelas pessoas que já tem o desejo de adquirir algum dos serviços da empresa.
E além disso, é clara a estratégia da marca, que investe em muitas outras técnicas de fidelização dos clientes, mas sem nunca deixar de lado o bom e velho boca a boca.
3.AirBnb
O AirBnb é um site de reservas e hospedagem, que conta com parcerias em todos os continentes.
Sua grande fama se deu, em grande parte, por conta da estratégia de Marketing de Indicação, que foi amplamente difundida e suas campanhas e anúncios publicitários, oferecendo bons descontos em pacotes e reservas para quem indicasse alguém para conhecer a empresa.
Ademais, o usuário que indicava um amigo, ou um novo anfitrião recebia créditos, que podiam ser trocados em descontos em reservas futuras ou para alugar seu próprio imóvel pelo AirBnb.
Os descontos eram excelentes, e em 2018, os novos clientes e o número de reservas na empresa aumentaram significativamente.
Apesar desse programa já ter chegado ao fim há alguns meses, podemos observar os benefícios alcançados pela empresa com a estratégia, que estimulava, não só o uso do aplicativo, mas também potencializou a indicação dele para novos usuários, que começaram a utilizá-lo com mais frequência desde então, graças aos benefícios oferecidos na época.
4.O Boticário
O Boticário é uma das empresas de cosméticos mais conhecidas no Brasil, e ela também é um dos cases de sucesso do Marketing de Indicação. Com essa estraégia consegue então atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
A empresa já utilizou a estratégia em diversas ocasiões, sempre oferecendo presentes para seus clientes e para suas indicações. A principal característica da marca durante essas campanhas, é oferecer amostras grátis de produtos lançamento para que trouxesse alguém.
Dessa forma, além de aumentar as vendas, a marca faz propaganda de seus novos produtos, que garantem encantar os clientes, o que resulta em lucros dobrados a longo prazo.
Agora que você já conhece a estratégia, além de ver alguns cases de sucesso do Marketing de Indicação, vá criar conta no site para entender mais o processo e alavancar seu negócio!