Se você é uma pessoa que acredita na qualidade do seu serviço ou produto, porém, sente dificuldade em encontrar novos clientes, o marketing de indicação é ideal para o seu negócio.
A estratégia conhecida como marketing de indicação pode te ajudar a reduzir seu custo de aquisição ao mesmo tempo que aumenta a relevância da sua marca e te faz crescer de maneira sustentável.
O marketing de indicação é uma metodologia que potencializa essa indicação, adquirindo novos clientes para o seu negócio.
Como consumidores e empreendedores estamos sempre indicando produtos para outras pessoas e recebendo indicações de maneira natural.
Neste artigo você saberá os motivos do
“Porque O Marketing De Indicação Funciona Tão Bem”.
Confira abaixo;
1. Diminuição nos custos;
Muitas empresas buscam captar o maior número de leads, para depois o departamento de vendas entrar em contato com o objetivo de realizar o fechamento da venda.
Sendo a parte mais importante o momento em que a pessoa se torna de fato cliente.
Esse novo cliente deve ter total atenção, pois, seu nível de satisfação vai determinar se ele continuará como cliente, e se realizará indicações de maneira natural para sua empresa.
Esses clientes têm um enorme potencial, pois, ao realizarem as indicações estarão reduzindo de maneira automática os custos da sua empresa.
2. Peso dos reviews no momento da compra;
Fica muito mais fácil uma pessoa comprar algo devido uma indicação de outra pessoa, do que comprar de um lugar do qual nunca ouviu falar antes.
Segundo uma
pesquisa realizada pela Invespro, somos fortemente influenciados pela opinião de outras pessoas antes de uma compra.
O resultado da pesquisa foi;
- 90% dos consumidores leem os reviews antes de irem até um estabelecimento.
- 53% das pessoas só fazem reservas em hotéis que tenham reviews.
- 31% dos consumidores estão dispostos a comprar mais em estabelecimentos com bons reviews.
Podemos concluir com base nesta pesquisa que é de grande importância que o site do seu negócio contenha reviews, assim como outras páginas nas quais seu negócio esteja presente.
3. Vendas orgânicas;
Muito dinheiro tem sido investido em campanhas digitais com o objetivo de captar leads, contudo, nem sempre essa é a melhor alternativa.
Segundo
pesquisa realizada pela Digital Ad Ratings (DAR) 34% dos investimentos é desperdiçado em média no Brasil.
O que significa um prejuízo de R$ 5 bilhões por ano.
Uma maneira de não perder dinheiro com estratégias incertas é investindo em marketing de indicação.
Você pode aprofundar o assunto lendo o artigo
“O que é marketing de indicação”, aprendendo mais sobre o assunto.
Também indico a leitura do e-book no qual explico sobre essa poderosa estratégia em todos os detalhes.
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“Porque O Marketing De Indicação Funciona Tão Bem”.
4. Influência da compra por indicações de amigos;
A opinião das pessoas conhecidas são sempre a primeira opção de quem deseja comprar algo novo ou frequentar um novo lugar.
Segundo uma pesquisa feita pela Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais nas indicações feitas por amigos e familiares, do que em propagandas feitas pela própria marca.
Por isso entre outros motivos, a importância do marketing de indicação.
Onde segundo a consultoria Deloitte a retenção feita com base nas indicações são em torno de 37% maior do que a realizada por outros meios.
Sendo considerada uma estratégia indispensável para ser inserida em seu planejamento de marketing.
5. Como conseguir indicações para o seu negócio?
O primeiro passo ao traçar essa estratégia é saber de onde suas indicações estarão vindo.
Você pode conseguir indicações a partir de três meios;
1. Clientes satisfeitos
2.Pessoas que conhecem a reputação do seu negócio, embora nunca tenham comprado com você antes
3. Campanhas de indicação
Como uma forma de incentivar as pessoas a indicarem seu negócio é oferecer algo em troca, um presente, algo que incentive a pessoa a realizar a indicação.
É cientificamente comprovado que recompensas estimulam nossas ações diárias, desde das simples, as mais complexas.
Use isso ao seu favor, ofereça um brinde como um reforço positivo a ação de indicar uma pessoa para se tornar seu cliente.
A ferramenta
Beeviral vai te ajudar a traçar toda a estratégia que precisa, desde o cadastro dos brindes ao controle das indicações, entre outras ações.
Vale a pena conferir!
6. Inclua Influenciadores digitais em suas ações de marketing;
Segundo uma pesquisa feita pela QualiBest, os influenciadores digitais perdem apenas para indicações feitas por familiares de amigos.
Cerca de 57% das pessoas são influenciadas no momento da compra pela opinião e indicação dos mesmos.
Sendo interessante considerar indicações feitas pelos mesmos, como uma maneira de alcançar novos clientes.
A mesma pesquisa informa que os influenciadores digitais foram responsáveis por 76% dos seus seguidores realizam a compra de determinado serviço ou produto, logo após suas indicações.
7. Exemplos de marketing de indicação;
Algumas empresas que utilizavam do marketing de indicação em suas estratégias foram as famosas marcas Uber e Netflix, que foram indicadas para a maioria dos seus clientes principalmente em seu início.
Até os dias atuais o Uber possui um código de desconto para indicações.
Outro exemplo é o Nubank que inicialmente trabalhava apenas com indicação através de convites, se tornando algo bem seletivo e muito desejado, utilizando dessa maneira o gatilho mental da exclusividade.
Contabilizei também oferece descontos e brindes para quem fizer indicações.
Ou seja, se trata de uma estratégia bem comum para alavancar as vendas.
Conclusão
Agora você já entendeu
“Porque O Marketing De Indicação Funciona Tão Bem”.
Busque sempre ter seus clientes satisfeitos, pois, as indicações são uma grande vantagem para as empresas, além de diminuírem os custos, o tempo de negociação é bem menor, agilizando o processo.
Isso ocorre devido ao fato desse cliente já possuir referencias boas sobre o seu negócio.
Depois dessas sete dicas você já pode escolher quais deseja colocar em prática.
Também te indico a leitura do artigo
“Os Indicadores De Sucesso Do Marketing De Indicação”