Usar estratégias de Member Get Member em sua empresa é uma das maneiras mais eficazes e simples de atrair clientes para ela.
Afinal, com esse método você consegue usar o apego e confiança que seus clientes já tem por sua marca como meio de atração para novos leads.
Quando se oferece um produto ou um serviço de excelência, essa indicação acontece muitas vezes naturalmente. Você mesmo já deve ter indicado algo de que gostou muito para um amigo ou familiar, não é mesmo?
No entanto, para incentivar essa divulgação e fazer com que seus clientes sejam impelidos a indicar sua empresa para outras pessoas, é necessário que, além de primar pela qualidade em seus serviços, você seja proativo.
Para isso, usar estratégias de Member Get Member é de fundamental importância. E para te ajudar com isso, hoje trouxemos 4 estratégias para você utilizar em sua empresa e alavancar os negócios. É só ler até o final e conferir!
Saiba mais sobre o Member Get Member
O Member Get Member também é chamado de Marketing de Indicação aqui no Brasil. Na prática, ele é o popular, antigo e eficiente boca-a-boca, que aumenta as vendas desde muito antes da invenção da internet.
Porém, como tudo evoluiu, as estratégias de Member Get Member também passaram a ser mais estrategicamente planejadas, visando melhores resultados a curto e longo prazo.
Desse modo, se você quer que sua empresa se consolide no mercado e deseja expandir o conhecimento da sua marca, precisa investir nessas estratégias, pois a concorrência com certeza o fará!
4 estratégias de Member Get Member
Como tudo no mundo dos negócios, as estratégias de Member Get Member precisam ser aplicadas de maneira organizada, planejadas desde o início e seguidas à risca, passo a passo para que os resultados obtidos possam ser realmente satisfatórios.
Então, esses são os passos que você deve seguir para aplicar o Marketing de Indicação na sua empresa de modo que ele funcione plenamente.
1.Planeje bem o benefício oferecido
É muito importante que você ofereça um benefício interessante para o cliente que irá virar “embaixador” da sua marca. Afinal, você quer que ele se interesse e se empenhe em fazer isso.
Então, você precisa oferecer algo que, primeiramente, agrade a esse cliente. Depois, você precisa pensar no cliente que será atraído, pois você quer que ele se fidelize e até, depois de um tempo, também passe a divulgar a sua marca.
Portanto, é interessante que você inclua esse cliente em potencial no benefício que você vai oferecer.
Por exemplo, você pode fazer uma promoção do tipo “indique um amigo para comprar, ganhe 70% de desconto e seu amigo leva o produto por metade do preço”. Assim, você agrada os dois, aumenta as chances de que seu freguês indique seu produto para alguém e que esse alguém aceite a indicação, uma vez que também irá ganhar 50% de desconto para essa compra hipotética.
Finalmente, você deve pensar nos custos que essa oferta trará para você, além de comparar com o potencial retorno que você pode ter com essas estratégias de Member Get Member.
Com isso, você deve estabelecer o teto máximo que pode ter com essa campanha para que o molho não saia mais caro do que o peixe, por assim dizer.
2.Conheça a sua persona
Outra coisa extremamente importante a se levar em consideração na hora de traçar estratégias de Member Get Member é qual o público que você deseja atrair para sua empresa.
Afinal, você precisa qualificar a sua clientela para atrair aqueles que vão realmente ficar com você e não apenas fazer uma compra esporádica para aproveitar a promoção e depois sumir.
Então, é preciso que você saiba bem a persona que quer atrair como cliente e ofereça benefícios interessantes e meios eficazes para que ela venha conhecer a sua marca.
Para isso, você precisa investir em pesquisas de mercado, marketing de atração e disponibilizar questionários para conhecer melhor suas leads e, assim, planejar a maneira mais eficiente de convertê-los em clientes.
Depois disso, é só você oferecer um serviço de qualidade e que realmente ajude essa persona a resolver a sua dor, e ela com certeza irá se transformar em um cliente fiel.
3.Divulgue a campanha
Depois de estabelecer a persona do cliente que você quer atrair e o benefício que será oferecido para quem divulgar a sua marca, você deve investir pesado em divulgação, principalmente na internet, pois é onde a maioria das pessoas está, hoje em dia.
Então, sabendo qual é a persona do seu cliente, pergunte-se: qual a rede social que ele mais usa? É o Linkedin, o Instagram, ou um pouco de tudo?
Assim, divulgue massivamente, publique blog posts em sites e blogs, seus e de terceiros, faça campanhas pelas redes sociais, do tipo “poste em seu feed, marque 3 amigos e concorra…”, etc.
4.Analise os resultados
Depois de colocar as estratégias de Member Get Member em prática, é muito importante que você utilize métricas para verificar os resultados obtidos.
Qual o volume de propagação que você alcançou? Quantos compartilhamentos, quantos comentários, etc? E o mais importante de tudo: quantos novos clientes seus fregueses trouxeram para você?
Essas informações são cruciais para estabelecer parâmetros para estratégias futuras, aprimoramento e planejamento.
Então, investir no levantamento desses dados é essencial.
Afinal, o Member Get Member funciona mesmo?
Segundo pesquisas, usar estratégias de Member Get Member é eficaz por diversas razões, como:
- Cerca de 77% dos consumidores voltam a comprar de uma mesma marca quando ela foi indicada por alguém em quem confiam;
- Mais de 90% confia plenamente na indicação de um parente ou amigo para comprar um produto ou contratar um serviço;
- 68% dos consumidores levam em conta a opinião de quem já comprou um produto ou contratou um serviço na hora de fechar negócio com uma empresa.
Sendo assim, podemos ver que o Member Get Member é um método muito eficiente de marketing.
E se você não tem tempo ou conhecimento para traçar essas estratégias e colocá-las em prática, é de suma importância que contrate alguém para fazê-lo, para que não desperdice excelentes oportunidades de negócio. Se quiser começar já, pode criar conta e conferir alguns benefícios.
Agora que você já conhece essas 4 estratégias de Member Get Member para utilizar em sua empresa, não perca mais tempo e nem dinheiro: comece hoje mesmo a trabalhar para colocá-las em prática!