Hoje vamos falar sobre as métricas mais importantes no Member Get Member, para que você acompanhe sua estratégia, e se certifique que está obtendo os resultados esperados.
O Member Get Member é uma tática muito utilizada por diversas empresas de segmentos variados, e essa popularidade se dá por conta de sua capacidade de conversão e ampliação da base de novos clientes para uma empresa.
Seu baixo custo de operação, e a capacidade de fidelização de antigos clientes, enquanto atrai novos, também são pontos fortes e característicos da estratégia.
No entanto, na prática, não basta simplesmente implantar a técnica no dia a dia da empresa e esperar os resultados aparecerem, é preciso acompanhar seu desenvolvimento e seus resultados a cada dia.
Por isso, separamos as principais métricas desse tipo de estratégia, para que você possa se certificar de que tudo está funcionando corretamente, e que os resultados estão aparecendo.
Então, se quer saber mais sobre isso, não deixe de ler até o final para não perder nenhum detalhe sobre esse assunto tão importante para o futuro de seu negócio!
Conheça o Member Get Member
O termo Member Get Member, do inglês, quando traduzido de forma livre, significa “membro traz membro”. E é exatamente assim que ele funciona.
Diferentemente de outras estratégias onde se espera que o cliente fique tão satisfeito com os produtos, serviços, ou com o atendimento recebido da empresa que, de forma espontânea, traga seus amigos e familiares para conhecê-la, o Member Get Member funciona através de um sistema de bonificação, onde o cliente, ao indicar a marca para outras pessoas, ganha uma recompensa, que pode ser brindes da loja, cupons de desconto para uma próxima compra ou até prêmios em dinheiro de verdade.
Dessa forma, a relação ganha-ganha do MGM se torna um ciclo infinito, onde os clientes estão sempre engajados com a marca, trazendo novos possíveis clientes, e a marca entra em um processo de expansão com um investimento mínimo, e de forma fácil e fluida.
Vantagens do Member Get Member
A exemplo do iFood, da Uber, e de milhares de outras grandes empresas multinacionais, novos empreendimentos estão implantando o Member Get Member em seu dia a dia, visando expandir sua base de novos clientes, e consequentemente, sua marca dentro do mercado em que atua.
Isso porque, o MGM pode oferecer diversos benefícios, quando comparado a outras estratégias de marketing.
Dentre as principais vantagens de utilizar o Member Get Member na sua empresa, podemos citar:
- Baixo custo de implantação e operação, já que as recompensas podem ser retiradas da própria empresa, e convertidas em lucros rapidamente com os novos clientes;
- Expansão no mercado digital, pois essa é uma estratégia que conversa bem com esse tipo de público, facilitando sua entrada e reconhecimento nesse meio;
- Fidelização de antigos clientes, que se sentem mais valorizados, e parte da equipe dentro desse sistema;
- Expansão mais fluida da marca, já que dessa forma, o público conhecerá você através de amigos e familiares, gerando uma maior confiança prévia em seus produtos e serviços.
Essas são algumas das principais vantagens do Member Get Member. No entanto, para alcançar esse tipo de parâmetro, sua implantação e gerenciamento devem ser feitos de forma adequada.
As métricas mais importantes no Member Get Member
Como vimos acima, para alcançar todas as vantagens, bem como os objetivos propostos com o Member Get Member, é necessário a observância de como ele está sendo implementado, e se os resultados estão sendo alcançados.
Dessa forma, além de garantir efeitos mais positivos com a estratégia, você simplifica o processo de adaptação, caso detecte que algo não está saindo como esperado.
A melhor forma de fazer isso, é acompanhar as métricas mais importantes no Member Get Member, ou indicadores, dos resultados da estratégia. E para te ajudar nesse processo, separamos algumas das mais importantes, e que merecem sua atenção, para garantir um efeito positivo com o MGM.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Custo de Aquisição de Clientes, ou CAC, é das métricas mais importantes no Member get Member.
Especialmente para quem deseja implementar o Member Get Member no dia a dia da empresa, e obter bons resultados com ele.
É através desta métrica, que o gestor tem a capacidade de calcular o quanto está gastando para atrair um novo cliente, e isso reflete diretamente no orçamento final da estratégia.
Para se obter esse dado, é necessário somar os investimentos feitos na estratégia de MGM e dividir esse valor pela quantidade de novos clientes, que se converteram graças ao sistema durante o mesmo período de tempo.
Assim, você conseguirá ter ciência a respeito da saúde financeira de seu empreendimento durante qualquer período ou ciclo de vendas.
Life Time Value (LTV), uma das métricas mais importantes no Member Get Member
Conquistar novos clientes é premissa da estratégia de Member Get Member, e apesar de parecer simples, essa nunca é uma tarefa fácil para nenhuma empresa.
E como os clientes são a alma e o coração do negócio, acompanhar as métricas que dizem respeito a esse assunto é de vital importância.
Esse é o caso do Lifetime Value, ou LTV, que traduzido do inglês significa Valor do Tempo de Vida.
Essa métrica indica exatamente o valor de um novo consumidor para um negócio, e deve ser medido durante todo o tempo em que ela se relaciona com ele.
Net Promoter Score (NPS)
Essa é mais uma das métricas mais importantes no Member Get Member em sua empresa.
Como já dissemos anteriormente, o cliente é o fator de maior importância para que uma empresa cresça e se mantenha no mercado em que atua.
E como a satisfação do cliente com seus produtos, serviços e atendimento é um fator determinante para que ele se disponha a convidar seus amigos e parentes para conhecê-la, o Net Promoter Score, ou NPS, se faz ainda mais importante nesse caso.
Essa é uma métrica que mede o grau de satisfação de seus clientes, e serve para identificar o quão fiel ele é com sua empresa ou com sua marca, ao ponto de convidar seus conhecidos a se tornarem clientes.
Essas são as métricas mais importantes no Member Get Member, e se você quer obter resultados com ele, precisa começar a acompanhar esses dados de perto! Caso queira explorar mais, você pode criar conta e conhecer nossos serviços.