Quantas vezes você já recebeu a indicação de algum produto, serviço, ou mesmo de uma série da Netflix que você gostou?
Acredito que Inúmeras vezes!
Isso acontece porque indicar é algo natural do ser humano, praticamente todos os dias indicamos algo, sem ao menos perceber.
Toda empresa já vendeu a partir de uma indicação, no famoso marketing do boca a boca, sendo essa a melhor estratégia para fechamento de vendas.
Neste artigo você vai aprender sobre o que é o marketing de indicação e a como traçaar as estratégias certas para aumentar o faturamento da sua empresa através dele.
Vamos aprender agora O que é marketing de indicação.
Com grande potencial de vendas, o marketing de indicação se trata de fechar vendas a partir da indicação de alguém, ou seja, se trata da estratégia que utiliza a indicação para aumentar o faturamento do seu negócio.
No marketing de indicação você não precisa investir em anúncios, pagar comissão de afiliado ou mesmo dar descontos.
Sendo necessário apenas estimular o comportamento natural das pessoas, que indicar.
Mais de 80% das pessoas seguem recomendações de um familiar, amigo ou um profissional ao adquirirem um produto ou serviço.
Cada cliente possui uma rede de relacionamentos de possíveis futuros clientes em potencial para o seu negócio, você não pode deixar essa chance passar.
Tanto a experência direta da pessoa que está indicando com o produto, como a credibilidade da mesma ao considerar o momento da indicaação, o que garante bons resultados.
Agora que você já sabe o que é o marketing de indicação, vou te apresentar algumas estratégias;
1. Testemunho
Essa prova social garante a credibilidade do seu negócio, principalmente quando acompanhadas de resultados apresentados durante o testemunho.
É importante ressaltar que as pessoas tendem a se sentir mais seguras quando se identificam com quem está falando, por isso é comum ver celebridades em anúncios publicitários.
O que garante resultados expressivos com aumento em até 20% a mais em vendas por um mesmo item como resultado de quem anuncia.
2. Aborde aspectos positivos e negativos do seu negócio
Quanto mais real for o anúncio, mais credibilidade ele possui, por isso a importância de informar os pontos positivos e negativos do seu negócio.
Essa transparência gera maior confiança e aumenta as vendas, afinal, não existe nada perfeito!
3. Pense sempre na opinião do grupo de referência
Todos somos cercados de pessoas que exercem influência sobre nós, seja de maneira direta ou indireta, por isso a importância de tentar prever o comportamento desse grupo sobre a nova aquisição do seu cliente.
Esse grupo pode tanto aprovar através da admiração e entusiasmo, como reprovar ao insinuar que seu cliente fez uma escolha errada, por isso a importância de construir uma marca com credibilidade e confiança.
Segundo uma pesquisa que indica que compradores on-line contem suas experiências de consumo na Internet para outras 12 pessoas. Na mèdia, essa pessoa acaba falando com 2 familiares próximos, 1 parentes distante, 3 amigos, 3 colegas de trabalho e outros 3 desconhecido. O que acaba se multiplicando naturalmente.
Normalmente cada indivíduo possui 10 a 12 pessoas próximas, pelas quais são influenciados e exercem influência, sendo importante que eles acreditem na sua marca.
4. Viralizando o marketing de indicação pela internet
A primeira coisa que muitas pessoas fazem quando se interessam a adquirir um novo bem ou serviços ao procurar na internet. Isso?
Apesar da rede de contato exercer forte influência sobre seus membros, muitas vezes não são consultados antes da compra por compartilharem o mesmo conhecimento.
Como um meio de saber mais, as pessoas recorrem à internet que é uma fonte inesgotavél de informação, por isso a importância de estar presente em vários canais digitais.
Para se viralizar é necessário uma mensagem criativa que incentive a divulgação de maneira natural, um exemplo de sucesso de marketing viral foi o desenvolvido pela Procter & Gamble para seu produto Scope Mouthwash, que melhora o hálito bucal.
Na estratégia de marketing a empresa desenvolveu uma mensagem criativa que consistia em incentivar os clientes a reproduzirem beijos virtuais para seus amigos, que reforçava o conceito da marca “fale tão perto quanto um beijo”.
O resultado foi a viralização, as pessoas começaram a enviar beijos virtuais para seus contatos em todo o mundo, o que resultou em muitas vendas.
Quanto mais familiar for a marca mais as pessoas se sentem seguras em propagar a mensagem.
5. Como conseguir indicações para seu negócio
Uma maneira de conseguir muitas indicações é através do marketing de indicação que funciona de maneira simples e prática, basta para isso realizar um cadastro e fazer a divulgação da sua proposta.
A mesma consiste em oferecer um brinde para cada indicação realizada, dessa maneira a pessoa estará indicando seu negócio tanto para as pessoas próximas, como também para pessoas mais distantes que buscam exatamente o que seu negócio oferece.
A divulgação dos interessados em divulgar seu negócio pode ocorrer de várias maneiras como através de banner em um site, no boca a boca, ou mesmo através das redes sociais.
Todas ás vezes que a venda for fechada o brinde prometido é liberado automaticamente no sistema, no qual você possui todas as informações que precisa como cadastrar brindes, acompanhar o número de indicações que está sendo feita e por quem.
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Obs. estou colocando o código correto, porém, não aparece aqui.Conclusão
Quanto maior o número de pessoas interessadas em reproduzir a sua mensagem mais vendas você estará realizando, pois, o que garante o sucesso do seu negócio é o número de vendas realizadas diariamente.
Sendo o brinde um incentivo para que a divulgação seja feita, reforçando a atitude da pessoa, além de demostrar gratidão pela indicação.
A grande parte das empresas negligenciam o marketing boca a boca, resultando em perca de vendas por não acreditar em seu potencial, acreditando ser ultrapassada ou mesmo não perceber que ainda existe e tão eficaz.
Contudo, apesar de ler este artigo ficou mais claro entender como funciona o marketing de indicação e como utilizar para aumentar essa estrtégia para aumentar as vendas do seu negócio.
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