Neste artigo “
Como Reduzir Seu CAC Usando Marketing De Indicação” vamos tratar sobre a métrica mais importante para todos os empreendedores, empresários e profissionais liberais que desejam vender mais.
CAC (Custo de Aquisição de Clientes) se trata de uma métrica que analisa a viabilidade de um modelo de negócios.
Essa métrica define o quanto se gasta para adquirir um novo cliente para seu negócio, o CAC é normalmente utilizado com outras métricas, como LTV (Valor de Tempo de Vida do Cliente), dessa maneira é possível saber a lucratividade de um negócio.
Neste artigo “
Como Reduzir Seu CAC Usando Marketing De Indicação” você vai saber como o marketing de indicação pode reduzir os custos da sua empresa.
Se você deseja que seu negócio cresça é indispensável saber quanto de receita está sendo investida para vender mais, e como é possível diminuir esse valor.
1. Como calcular o CAC;
O primeiro passo é saber quanto se gasta hoje de receita com o CAC, existem três maneiras de se realizar esse cálculo.
Fórmula simplificada;
Para realizar esse cálculo basta se dividir o total de todos os gastos feitos com MA (Marketing de Aquisição) pelo total de CA (Clientes Adquiridos) em determinado período.
CAC=
MACA
Se deve levar em consideração todos os gastos com o marketing de indicação, desde campanhas online, as offlines, além de criação de materiais para campanhas, e qualquer outra forma de marketing que precise de investimentos.
O resultado desse cálculo é o valor que hoje sua empresa gasta para adquirir clientes.
Fórmula Intermediaria;
Esse segunda fórmula é muito utilizada para se planejar novos empreendimentos, pois, avalia a viabilidade de uma estratégia de aquisição mista.
A diferença para a primeira fórmula, é que nesta é adicionado no cálculo o curso com EV (Equipe de Vendas), além do custo com MA (Marketing de Aquisição).
Fórmula Completa;
Outra opção de cálculo visa inserir todos os custos, com uma separação minuciosa dos gastos com marketing.
Alguns utilizam essa fórmula completa como uma maneira de não duplicar os gastos.
{displaystyle CAC={frac {(MA+EV)}{CA}}}
CAC=
CCM+
Sm+
Cs+
Sp+
ECA
Onde;
CCM = Total das campanhas de marketing (online e offline)
Sm = Salários associados com as estratégias de marketing escolhidas (por exemplo: Distribuidores de panfletos)
Cs = Custo de Softwares de marketing utilizados (Plataformas de
e-commerce, marketing automatizado, softwares analíticos, etc)
Sp = Serviços profissionais extras utilizados para fins de maketing/vendas (Designers, consultores, etc)
E = Gastos extras com marketing não cobertos nos itens anteriores.
CA = Clientes adquiridos
No início dos negócios é bem comum o CAC ser alto, uma vez que muitas empresas ainda estão adequando seu produto ao mercado, porém, após determinado tempo esse valor costuma diminuir.
O resultado desse cálculo evidencia se seu negócio está ganhando ou perdendo dinheiro na aquisição de clientes.
2. Por que investir no marketing de indicação;
O marketing de indicação se trata da maneira mais eficiente de aumentar seus lucros e diminuir seus custos.
Através do marketing de indicação é possível transformar seus clientes em vendedores do seu negócio, tendo um impacto positivo no CAC, uma vez que o gasto com publicidade diminui.
Há muitos anos as pessoas indicam umas às outras diversas coisas, como produtos que compraram e gostaram, ambientes que frequentaram, profissionais que conheceram, etc.
Até hoje usufruímos desse tipo de marketing, conhecido como boca a boca, afinal, praticamente todos os dias estamos indicando algo á alguém de maneira natural.
É importante ressaltar que da mesma maneira como alguém pode falar positivamente de uma experiência que teve com seu negócio, também pode falar de maneira negativa, uma vez que a experiência não tenha sido satisfatória.
Por isso a importância de sempre cumprir com o que se promete, oferecendo a melhor experiência aos seus clientes.
O boca a boca
impacta mais de 28% no fortalecimento da relação com a marca.
São inúmeros motivos para se investir no marketing de indicação, como;
- Redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
- Aumento do LTV (Valor de tempo de Vida do Cliente)
- Aumento do lucro.
Entre outros.
Para se traçar estratégias eficazes você precisa considerar os dois pontos citados abaixo.
3. Invista em seus leads;
Ao invés de investir tempo na conquista de novos clientes, tenha em mente o fortalecimento do vínculo com os clientes que você já possui.
Os clientes atuais representam uma grande força no tráfego orgânico, diminuindo de maneira significativa o investimento com tráfego pago, já refletindo no orçamento do CAC.
Seus clientes satisfeitos costumam se tornar os embaixadores do seu negócio de maneira natural, indicando a todos sua empresa no momento oportuno.
A dica é investir na qualidade do atendimento, sempre fazendo um levantamento do nível de satisfação dos seus clientes e buscando sempre melhorar.
O marketing de indicação se trata de uma estratégia eficaz que diminui os custos e aumenta a receita, por isso preparemos esse artigo de “
Como Reduzir Seu CAC Usando Marketing De Indicação”.
Para saber mais sobre o marketing de indicação você pode estar lendo o artigo
“Porque o marketing de indicação funciona tão bem”.
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4. Ofereça recompensas;
Uma maneira de incentivar a indicação é através de recompensas.
Para não errar oferecendo algo que não desperte interesse em quem indica, você deve conhecer bem seus leads, por isso abordamos primeiramente o ponto anterior.
Indicamos que a recompensa não seja dinheiro, mas, outros tipos de recompensa como descontos, serviços, brindes, entre outros.
Essa recompensa é utilizada como um reforço para que a pessoa continue indicando seu negócio a outros.
É fundamental a escolha correta da recompensa para o sucesso da sua estratégia do marketing de indicação.
A
Beeviral, te ajuda a fazer o controle dessas recompensas, como também a acompanhar todas as indicações que estão dando certo, fazendo a entrega da recompensa no momento programado.
Conclusão
Independente de qual seja o seu negócio, é imprescindível saber o CAC do seu negócio.
Muitos empreendedores não estão ganhando dinheiro porque estão cometendo erros como uma precificação errada,
Vendas é o oxigênio de qualquer empresa, por isso é tão importante a aquisição de novos clientes de maneira constante.
Através deste artigo você aprendeu “
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