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Como aumentar vendas na empresa

  • beeviral 
Como aumentar vendas na empresa - Reprodução Canva

Saber como aumentar vendas na empresa é uma busca constante dos empreendedores, ainda mais com a grande competitividade, em qualquer mercado atualmente.

Seja para empresas pequenas, grandes, físicas ou online, aumentar a receita, através de um maior número de vendas é sempre uma prioridade.

Com a popularização da internet, foi possível observar uma mudança no comportamento dos consumidores, e por isso, as campanhas de marketing e publicidade dos negócios tiveram de se adaptar.

Contudo, essa busca pode enfrentar inúmeros desafios, já que fidelizar um cliente, bem como conquistá-lo ao ponto de fazer com que ele compre com você ao invés de recorrer a concorrência é sempre uma tarefa difícil.

Por isso, estar sempre bem informado sobre as novas técnicas e estratégias para alcançar um maior número de clientes, e consequentemente aumentar as vendas é de primordial importância.

Pensando nisso, separamos algumas informações a respeito deste assunto, bem como algumas dicas, que podem ser de grande valia para você nessa jornada.

Então, se quer saber mais sobre isso, não deixe de acompanhar até a última linha, e não perca nenhum detalhe deste assunto tão importante para o futuro de sua empresa.

Conquistar novos clientes é o único jeito de aumentar vendas na empresa?

Antes de responder à questão principal deste texto, e apresentar estratégias eficazes na busca do aumento das vendas, precisamos analisar uma questão de igual importância.

A conquista constante de novos clientes é sinônimo de crescimento e aumento nas vendas de uma empresa?

Por mais confuso que pareça, a resposta a essa questão é um grande não. Apesar de que a expansão da base de novos clientes deve sim ser uma das prioridades da empresa, conquistar e fidelizar esse cliente é ainda mais importante.

Um cliente fiel, além de sempre voltar a comprar com você, ainda divulga sua marca de forma espontânea, o que também influencia no crescimento da base de clientes novos.

Estudos já realizados comprovam que um percentual de 5% de retenção dos consumidores, resulta em um aumento de até 25% dos lucros a longo prazo.

Além disso, com a expansão cada vez mais significativa do mercado, os custos para concretizar estratégias para atrair novos clientes só aumentam, enquanto os investimentos para fidelizar e reter os antigos clientes é significativamente menor, em comparação, e traz resultados mais positivos depois de um certo tempo.

Em suma, podemos concluir que, apesar de ser muito positiva para a expansão da marca, a conquista de novos clientes não é o único meio para aumentar as vendas na empresa, pois há possibilidades infinitas de fazer isso. É sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Dicas de como aumentar vendas na empresa

Como já vimos acima, a conquista de novos clientes é sim muito positiva para o futuro da empresa.

Os novos clientes geram novas vendas, e impactam no aumento da receita da empresa.

Contudo, também há outras formas de alcançar os objetivos a longo prazo. Separamos algumas dicas a seguir, para que você veja o que pode ser implementado em seu estilo de negócio.

Dessa forma, é possível não só gerar mais vendas, mas também solidificar seu negócio no mercado em que atua, além de fidelizar seus antigos clientes de forma mais fluida, e com investimentos flexíveis, que servem para qualquer empresa, seja uma multinacional com décadas de experiência, seja para você, que abriu sua loja a pouco tempo, e precisa aumentar a receita e conquistar seu espaço no ramo.

Conheça seu público-alvo

Antes de tomar qualquer atitude, ou investir em campanhas, visando atingir mais pessoas, você precisa decidir para que público você está se dirigindo.

Nesse processo, você precisa entender seus consumidores, além de saber quais necessidades eles têm. Pode parecer simples, mas essa prática te ajudará a se preparar melhor, além de constituir um discurso de venda realmente convincente, e que cause os efeitos desejados, levando seu público a fazer compras com você.

Ademais, essa prática te ajudará a preparar materiais que irão atingir o tipo certo de consumidor para sua loja, seja ela física ou online.

É comum encontrar empreendedores que desejam vender para todo tipo de público, contudo, é importante construir um perfil de consumidor ideal, que represente bem o público para qual você e sua empresa desenvolveram uma solução.

Uma dica importante para segmentar o púbico, é não se ater as caracteisticas básicas, como sexo, idade ou classe social. É importante se aprofundar nas dores desse público para desenvolver campanhas que tragam o tipo consumidor para você e para sua loja.

Usemos como exemplo uma campanha publicitária ampla, sem especificação de público. Esse tipo de estratégia pode trazer prejuízos para seu negócio, pois o público que visualiza seu anúncio, logo é descartado, pois não tem interesse nos produtos ou serviços oferecidos.

Essa prática resulta em investimento de tempo e recursos, que serão desperdiçados, pois o anúncio não resultou em nenhum negócio para você.

Considere o funil de vendas

Uma das maneiras mais assertivas de desenvolver um plano para aumentar as vendas na empresa, é usar o modelo de funil de vendas, que ajuda na estruturação de suas estratégias, de forma a identificar o que é necessário a cada nova etapa.

Esse modelo é utilizado por empresas em todo mundo, que se valem das táticas do funil de vendas para organizar estratégias, e tomar decisões.

Sobretudo, ele considera a jornada do consumidor, facilitando a criação de um relacionamento, que consequentemente se tornam novas vendas.

Isso funciona porque, através do funil de vendas, você pode construir uma relação mais próxima ao cliente, divulgar seus produtos, fazer ofertas e mostrar a ele porque comprar com você, e não com os outros.

No caso das lojas online, por exemplo, é sabido que mais de 90% dos consumidores que visitam a loja ou site pela primeira vez, não fecham nenhuma compra, e isso pode ser ruim a primeira vista, mas também pode ser útil, para que você tenha um indicativo que o cliente está buscando por algo que você dispõe, já que ele chegou até sua loja por meio de anúncios nas redes sociais, por exemplo.

A grande dúvida aqui, é como formar uma relação com esse cliente, que achou seu site, mas não comprou com você.

Uma boa alternativa é converter esse usuário em um lead, para iniciar o processo de atração desse cliente, com e-mails e outros meios de comunicação.

Isso pode ser feito através do funil de vendas, que começa a partir do momento que o cliente acessa sua loja, o converte em lead para abrir um canal de comunicação direta entre vocês.

Apesar de parecer um caminho complicado e sinuoso, o funil de vendas vai te ajudar a estruturar todas as estratégias e etapas necessárias, até que o cliente seja convertido, e feche venda com você.

Esse modelo pode ser implementado em qualquer modelo de negócio, e não se restringe apenas aos e-commerces.

Invista no mercado digital

Outra dica importante para quem deseja aumentar as vendas na empresa, é investir, não só em vendas, mas também em atendimento digital, para converter leads em clientes fixos, e não só como canal de comunicação com o público.

Segundo as estatísticas, o segmento de lojas virtuais e e-commerce cresceu mais de 40% em 2020, mesmo atravessando a situação de calamidade pública, que se instalou no Brasil naquele ano.

Aliás, isso até contribuiu para que as empresas do ramo, que realmente investem nesse mercado, finalmente conquistassem seu lugar no mercado.

Você sabia que não necessariamente precisa vender seus produtos online, para considerar as vendas na internet? Isso porque é possível buscar alternativas para seu negócio, além de usar esses canais como fonte de comunicação e captação de clientes.

Por isso, aproveitar essa expansão, e se valha do fato de que os clientes aumentaram seu nível de confiança neste tipo de empresa durante os últimos anos, para aumentar as vendas e gerar mais receita para sua empresa.

Atendimento personalizado e humanizado faz toda diferença

Veja como aumentar vendas na empresa - Reprodução Canva
Veja como aumentar vendas na empresa – Reprodução Canva

Já é sabido como esse tipo de prática contribui para a fidelização dos antigos clientes. Com um atendimento pensado em cada cliente, é possível aumentar o grau de satisfação, e faz com que o consumidor se sinta importante para a empresa.

Isso estreita a relação cliente/empresa, e melhora a reputação, além de engajar uma comunicação mais fluida, com mais abertura para troca de informações e feedbacks mais positivos.

Lembre-se, um atendimento humanizado é um atendimento onde o consumidor é o ponto principal do processo, e a prioridade se torna sanar suas dúvidas e necessidades. Isso melhora consideravelmente a experiência do lead com a loja, o que, segundo estudos, aumenta em mais de 8% a receita a longo prazo.

Além disso, apostar em um atendimento personalizado e humanizado, traz outro benefícios, como por exemplo:

  • Relacionamento entre cliente e empresa mais estreito e aberto;
  • Maior nível de confiabilidade;
  • Taxas de conversão de leads mais significativas.

Ademais, reter os clientes se torna muito mais simples com um atendimento especial, e isso também influencia no fluxo de caixa da empresa, já que é muito mais caro adquirir um cliente novo, do que manter o que já conhece sua empresa, seus produtos e serviços.

Invista em uma estratégia de indicação

Esse tipo de sistema é extremamente benéfico para empresas de diversos tamanhos e segmentos.

A chamada estratégia de Member Get Member, por exemplo, já vem sendo usada por empresas multinacionais, como a Uber e a Starbucks.

Nesse sistema, o cliente é levado a convidar amigos e parentes a se tornarem clientes, visando uma recompensa, que pode ser em forma de brindes, cupons de descontos na loja e até prêmios em dinheiro.

O marketing de Defensores também é uma opção, mas essa tática demanda mais tempo, coisa que acontece de forma rápida e fluida, no caso do Member Get Member.

Para que isso dê certo, o primeiro passo é definir uma recompensa atrativa, mas que possa ser convertida em lucros rapidamente.

Também é necessário estipular as etapas, para que os clientes que convidaram seus amigos, possam alcançar a recompensa. Essas etapas não podem ser muito simplórias, visto que o objetivo principal é converter novos clientes, mas também não podem ser complicadas demais para que os clientes não desistam antes de completar os convites.

A etapa mais importante é a divulgação da estratégia, afinal, de nada adianta ter uma ótima recompensa, com etapas simples, se seus clientes não ficarem sabendo de sua campanha.

Por isso, invista em campanhas publicitárias, especialmente através das redes sociais, que é onde a maioria do público que procura por esse tipo de serviço se encontra.

Crie um processo simplificado de compras

Já é comprovado que a maioria dos clientes desiste da compra antes de fechar, por conta do processo, que muitas vezes, é complicado e trabalhoso.

E isso serve tanto para lojas físicas, quanto para e-commerce, e por isso, é tão importante apostar em um processo o mais simples possível.

Além disso, é preciso oferecer atendimentos e canais diversos, para diminuir a dificuldade de fechar vendas e aumentar a comunicação entre cliente e vendedor.

É preciso ter em mente que o mercado, seja ela qual for, é extremamente competitivo, e qualquer problema pode ser o suficiente para seus clientes debandaram para a concorrência.

A estratégia omnichannel pode ser uma boa alternativa nesse caso, e ajudar você na busca de formas para aumentar as vendas de sua empresa.

A estratégia visa atender o cliente de forma especial e quando e como ele precisar, sempre buscando atender suas necessidades, e sanar suas dúvidas a respeito dos produtos ou serviços de sua empresa.

Em tempos de avanço da tecnologia, essa pode ser uma grande aliada para você, na hora de conquistar e fidelizar os clientes de forma mais simples e com custos menores. Para conhecer mais, o nosso Guia MGM pode te dar uma boa visão.

Agora você sabe como aumentar as vendas na empresa e descobriu que pode não ser a tarefa mais simples e rápida. Mas investindo nos canais de comunicação, e aproveitando as oportunidades que o mercado oferece, você pode obter sucesso nessa empreitada, garantindo um futuro saudável para seu negócio, e mais tranquilidade para você, que precisa gerir um empreendimento.

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