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MEMBER GET MEMBER – GUIA DEFINITIVO

Seja bem-vindo ao guia mais completo da internet sobre Member Get Member.

Aqui você encontrará tudo que precisa para iniciar hoje mesmo o seu novo (e poderoso) canal de vendas através da indicação dos seus clientes.

beeviral
Transforme 1 cliente em 3 com Member Get Member

Mas antes de continuar, verifique se esse guia é realmente para você:

  • Você gostaria de aumentar as vendas, sem precisar pagar por anúncios?
  • Você gostaria de reduzir seus custos comerciais (CAC)?
  • Você gostaria de aumentar a taxa de conversão das suas vendas?
  • Você deseja fazer sua empresa crescer de forma exponencial?

Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, Member Get Member é o que você precisa e esse guia é definitivamente para você!

Member Get Member é uma estratégia de marketing baseada em indicações, na qual os clientes indicam amigos e pessoas próximas à empresas e recebem algum tipo de recompensa quando as indicações geram novas conversões.

Neste artigo você irá aprender tudo que precisa para aumentar as vendas na sua empresa através dessa técnica que vem sendo apontada como uma das principais tendências de marketing digital no Brasil e no Mundo.

Aqui você aprenderá tudo: O que é, benefícios, metodologia, ferramentas, etc… Ou seja, tudo que você precisa para começar já suas campanhas de member get member e aumentar imediatamente as vendas na sua empresa com esse poderoso canal de vendas.

E se você preferir assistir ao resumo desse guia em vídeo, temos também essa opção resumida para você. Mas reforçamos, vale a pena realizar a leitura do artigo completo também. Ok? O vídeo é apenas um resumo dos principais tópicos do guia. Clique aqui para assistir a um resumo em vídeo

Aqui está tudo que você aprenderá nesse guia:

O QUE É MEMBER GET MEMBER?

Member Get Member vem sendo apontado como uma das mais importantes estratégias de Marketing Digital dos últimos anos. Ao pé da letra, a tradução significa “Membro traz Membro”, e na prática significa que você será capaz de aumentar as vendas na sua empresa através das indicações da sua própria base de clientes sem precisar investir em qualquer mídia e pagar por anúncios.

Seus clientes atuais irão indicar a sua empresa para possíveis novos clientes em troca de algum tipo de recompensa quando de fato as indicações gerarem novas vendas. Isso significa que através do member get member você ainda consegue aumentar suas vendas sem custo fixo.

O Member Get Member é tão poderoso que você já deve ter percebido o quanto tem crescido nas empresas os famosos “programas de indicação de amigos”, não é mesmo? Então, muitas empresas já perceberam que não podem desperdiçar nem mais um segundo e já começaram a ter o seu programa de indicação de clientes.

Member get Member refere-se a um novo e poderoso canal de vendas que você precisa implantar imediatamente na sua empresa. Mas calma, se você ainda não utiliza, não tem problema. Continue lendo esse artigo que aqui você encontrará tudo que precisa para começar já.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MEMBER GET MEMBER?

Existem inúmeros benefícios para empresas que já utilizam o member get member como um canal de vendas, eu, particularmente, gosto de destacar sempre esses 3 principais benefícios:

1) MEMBER GET MEMBER PERMITE AUMENTAR AS VENDAS SEM CUSTO FIXO

Esse sem dúvida é um dos principais benefícios do member get member e sonho da maioria dos empresários. Quem não gostaria de ter um canal de vendas onde você gastará dinheiro apenas quando vender?

Pois é exatamente isso que o Member Get Member proporciona. Seu único custo serão recompensas que você irá oferecer aos seus indicadores quando de fato as indicações gerarem novas vendas para você. Ou seja, você não precisará pagar por anúncios, assim como não precisará aumentar seu time de vendas para realizar a prospecção de novos clientes.

2) MEMBER GET MEMBER AUMENTARÁ A TAXA DE CONVERSÃO DAS SUAS VENDAS

Me tira uma dúvida, em quem você confia mais na hora de contratar um produto ou serviço? Em um amigo que está te recomendando uma empresa que já conhece ou em um anúncio que você viu na internet?

Está aí a resposta sobre porquê as indicações de clientes possuem uma taxa de conversão muito maior do que qualquer outro canal de venda tradicional.

Segundo estudo da Nielsen, 92% dos consumidores no mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. Isso indica porque as conversões nas vendas através de indicação são pelo menos 4 vezes maiores.

3) MEMBER GET MEMBER TE PERMITE ALCANÇAR NOVOS PÚBLICOS QUALIFICADOS

Já reparou que quando você faz anúncios, frequentemente os anúncios ficam aparecendo para as mesmas pessoas?

Então, isso é porque existem milhões de pessoas no mundo que poderiam ser seus clientes, mas não estão sendo impactados pelas suas mídias tradicionais. Porém seus clientes podem te ajudar nessa missão de penetrar em novos nichos de forma super fácil, afinal de contas, contador conhece contadores, advogado conhece advogados e assim vai….

Existem inúmeros outros benefícios que você irá descobrir ao utilizar o member get member na sua empresa e isso irá variar muito de acordo com os seus objetivos.

Assim que começar a aplicar o Member Get Member na sua empresa, me diz aqui nos comentários que outros benefícios você descobriu além dos que eu listei acima…

COMO FUNCIONA O MEMBER GET MEMBER?

A dinâmica de funcionamento do Member Get Member é bem simples, mas pode variar de acordo com o segmento e os objetivos de cada empresa que podem ser desde a geração de leads, divulgação de um novo produto e até a conversão de novas vendas.

É importante que você tenha um sistema como a beeviral para controlar e automatizar todo esse processo para você. Se você quiser, pode clicar aqui e criar uma conta para experimentar a beeviral gratuitamente.

De forma geral podemos dizer que o fluxo padrão é:

  1. Uma pessoa irá se habilitar para ser um indicador da sua empresa, e ao fazer isso receberá um link único e exclusivo para compartilhar com seus amigos;
  2. Quando os amigos clicarem serão direcionados para o site da sua empresa;
  3. Ocorrendo a conversão dessa indicação em nova venda, o indicador será avisado automaticamente e passa a ter direito de ganhar a recompensa que a sua empresa definiu.

Atenção: Para se obter o máximo de resultado possível com o Member Get Member, a dinâmica deve ser adaptada para cada tipo de empresa de modo que o processo de indicação se adeque ao fluxo natural de interação com os clientes, tornando assim mais fácil para o cliente indicar a sua empresa.

Vejamos abaixo o fluxo indicado para alguns segmentos de mercado:

MEMBER GET MEMBER PARA E-COMMERCES

Pedindo indicação ao finalizar uma compra (thank you page): É exibido automaticamente um link juntamente com uma frase para que estimule o cliente a compartilhá-lo com os amigos. Algo como: “Pedro, obrigado pela sua compra, compartilhe o link abaixo com seus amigos e ganhe cashback para suas próximas compras”;

Pedindo indicação após pesquisa de satisfação (NPS): Outra forma indicada para e-commerces é após a pesquisa de satisfação com seu cliente. Você pode fazer uma pergunta assim: “Pedro, de 0 a 10, o que achou do nosso produto e qual a chance de nos indicar para seus amigos?”. Caso o cliente responda 9 ou 10, são considerados como PROMOTORES. Esses devem ser automaticamente direcionados para fazer uma indicação nesse momento. Dessa forma você une o melhor de dois mundos “Pesquisa de satisfação” com “Aumento de vendas”;

Quando os amigos clicarem nos links compartilhados serão direcionados para também comprar na sua loja;

E ao finalizarem uma compra, seu primeiro cliente (O indicador) será avisado e poderá ganhar uma recompensa, que pode ser um vale-presente, para comprar novamente na sua loja com desconto.

Para saber mais sobre Member Get Member voltado para e-commerces, não deixe de ler esse super material que disponibilizamos nesse link: https://beeviral.app/member-get-member-e-commerce/

MEMBER GET MEMBER PARA STARTUPS OU PLATAFORMAS DE TECNOLOGIA

Use um botão de “Indique um amigo” na sua plataforma ou App: Soluções de tecnologia possuem uma grande vantagem que é de “estarem em contato” o tempo todo com seus clientes através do uso do seu sistema. Como uma rede social, por exemplo. Dessa forma, você pode obter indicações do mesmo cliente em vários momentos. A melhor forma de você fazer isso é disponibilizar na sua plataforma um botão de “Indique um amigo” para que seu cliente clique, entenda as vantagens que terá ao indicar o seu sistema e compartilhe seu link de indicação pessoal.

Os amigos indicados serão direcionados a baixarem o seu app ou contratar a sua plataforma. E caso o seu sistema tenha um processo de contratação mais consultivo em que precise conversar com seu time comercial, você poderá utilizar a indicação direta para gerar leads no seu CRM.

Ao baixarem seu app ou contratarem a sua plataforma, seu usuário indicador será avisado e poderá ganhar uma recompensa, que você definiu. A recompensa pode ser: upgrades de funcionalidades, consultorias adicionais ou até mesmo descontos na assinatura.

Existe uma infinidade de formas de utilização de Member Get Member nas empresa e isso é particular para cada empresa. Por isso é importante seguir corretamente uma metodologia comprovada e com resultados gerados para milhares de empresas. Continue lendo o artigo que falaremos um pouco sobre a metodologia desenvolvida pela beeviral e que já gerou milhões de reais de pequenas e grandes empresas como Lacta, PicPay, Desinchá entre outras.

EXEMPLOS DE SUCESSO COM MEMBER GET MEMBER

Exemplos de sucesso com Member Get Member é o que não falta. Aqui mesmo na beeviral possuímos centenas de Cases de Sucesso que são gerados diariamente. Porém, para não falarmos apenas de casos de sucesso da beeviral, irei citar aqui o Case Beeviral “Amigo Lacta” e depois trarei mais três outros cases conhecidos para você se inspirar e criar o seu:

  • CASE DE SUCESSO MEMBER GET MEMBER LACTA COM A BEEVIRAL: A lacta é uma das maiores fabricantes de chocolates do mundo e que dispensam maiores apresentações. Através do projeto “Amigo Lacta” qualquer pessoa física podia se cadastrar para “criar sua própria loja lacta”. Dessa forma, ao compartilhar o link com amigos e familiares, era exibido uma mensagem de boas-vindas dizendo “Bem-vindo à loja Lacta do Pedro” e o amigo indicado podia comprar qualquer item no site da lacta com 10% de desconto. Clique aqui e leia esse estudo de caso completo: https://beeviral.app/o-que-e-community-commerce-e-como-aumentar-as-vendas-online-atraves-desse-novo-conceito/
  • MEMBER GET MEMBER UBER: A empresa de aplicativo de viagens, Uber, oferece um código para presentear os amigos quando realizam a primeira viagem. Além disso, a Uber também dá desconto quando você indica o aplicativo para algum amigo ou conhecido.
  • MEMBER GET MEMBER AIRBNB: Já a Airbnb, empresa de hospedagem, oferece um valor em créditos para o amigo que você indicar e, quando ele usar, você receberá um valor para ser utilizado com hospedagem. Dessa forma, os três lados saem ganhando: a empresa, o cliente e amigo indicado.
  • MEMBER GET MEMBER DROPBOX: Dropbox talvez seja um dos exemplos mais famosos de member get member onde o usuário que tinha um plano gratuito podia armazenar até 2GB de arquivos, porém, ao indicar amigos ao Dropbox, o espaço de armazenamento aumentava. O member get member foi o principal fator de crescimento viral que fez a Dropbox decolar rapidamente.

MEMBER GET MEMBER É PARA MINHA EMPRESA?

Depois de ler tanto sobre member get member e conhecer grandes cases de sucesso, você deve estar se perguntando: Ok, mas será que member get member se aplica na minha empresa?

Para responder a essa pergunta eu farei uma outra:

Você possui clientes? Se sim, então a reposta também é:  Sim, o member get member se aplica na sua empresa.

Member get member é uma técnica muito democrática, basta apenas que você tenha os “Members” (Clientes) para pegar outros “Members” (Novos Clientes).

Você até pode controlar tudo isso na mão, mas sinceramente, não vale a pena pois existem soluções como a beeviral que irá controlar isso tudo para você de forma 100% automática.

Ainda há o risco de você esquecer de avisar seu cliente sobre o andamento de alguma indicação e isso pode se tornar um verdadeiro “tiro no pé” no momento que seu cliente achar que seu processo de indicação não tem a transparência adequada.

Para saber como a beeviral pode controlar tudo isso para você, clique aqui e crie a sua conta grátis agora mesmo: https://account.beeviral.app/Account/Register

METODOLOGIA DE MEMBER GET MEMBER

A implantação do member get member na sua empresa é algo relativamente rápido, porém, como toda ação ligada ao marketing digital, é importante definir uma estratégia e as formas de aplicação que varia para cada empresa e que irá influenciar diretamente nos seus resultados.

Se engana quem pensa que basta criar seu programa de indicação e mandar um e-mail marketing para seus clientes e que todos começarão a indicar a sua empresa. Isso não é bem assim. Member Get Member é uma estratégia de marketing digital e precisa ser bem planejada para ter bons resultados.

A beeviral desenvolveu uma metodologia própria que é fruto de centenas de projetos já realizados e milhões de reais em receitas geradas em empresas como Lacta, PiPay, Fundação Estudar, entre outras.

A metodologia da beeviral é dívida em 4 pilares que vou descrever agora para você:

1) DIVULGANDO SEU PROGRAMA MEMBER GET MEMBER

A divulgação é um dos pilares mais importantes do seu programa. É nesse momento que seu cliente saberá que você possui um programa de indicação de clientes.

Caso a divulgação não seja bem-feita e seus clientes não saibam que sua empresa possui um programa de indicação, a chance de você não receber nenhuma indicação é muito grande.

É muito importante entender toda a jornada do cliente com a sua empresa para mapear os momentos chaves de pedir indicação.

Existem momentos que são mais propícios como por exemplo no final de uma compra, após uma pesquisa NPS, um banner na sua recepção e vários outros.

Aqui na beeviral, por exemplo, nós temos mais de 50 pontos chaves mapeados que podem ser utilizados para cada tipo de empresa.

2) RECOMPENSAS DO SEU PROGRAMA DE INDICAÇÃO

A recompensa é o incentivo que as pessoas terão para indicar a sua empresa.

Acerte na recompensa e faça uma divulgação correta que 80% do seu sucesso já estará garantido.

É uma dúvida muito comum para empresas iniciando identificar que tipo de incentivo irá motivar seus clientes a indicarem a sua empresa.

E de fato essa é uma etapa bastante complexa pois irá depender principalmente da classe social e da faixa etária dos seus clientes.

Pessoas de classe social mais baixa, por exemplo, classes C, D e E se motivarão por benefícios diretos como dinheiro ou descontos. Pessoas de classe A e B se motivarão a indicar sua empresa no intuito de ajudar um amigo.

Prefira sempre que possível recompensas que gerem mais engajamento da sua empresa com seus clientes, como por exemplo: Cashback, descontos para utilizar em compra futura ou upgrade de funcionalidades na sua plataforma. Assim, além de recompensar seus clientes, você ainda aumentará seu nível de satisfação.

Se você ainda estiver na dúvida sobre qual é a melhor recompensa para seus clientes, não tem problema. A melhor forma de saber o que seu cliente gostaria de ganhar como incentivo para indicar sua empresa é perguntar a ele. Ou seja, a boa e velha pesquisa de campo!

Por fim tenha sempre em mente uma coisa: A recompensa é apenas um incentivo a mais para seu cliente indicar a sua empresa. O principal motivo é a satisfação. Afinal de contas, ninguém indica uma coisa que não gosta ou não confia. Por tanto, cuide bem do seu atendimento para fidelizar seus clientes e obter mais indicações.

3) SEU OBJETIVO COM O MEMBER GET MEMBER

Qual o objetivo do seu programa: aumento de vendas, geração de leads, divulgação de um produto, etc…

Nesse momento você deverá definir para onde as pessoas indicadas devem ser direcionadas e como as vendas (conversões) serão identificadas.

É nessa hora que entram as integrações com seu CRM ou com a sua plataforma de e-commerce.

4) A COMUNICAÇÃO COM SEUS INDICADORES

Um dos principais fatores de sucesso do seu programa de indicação no longo prazo é a transparência com seus indicadores.

Nesse pilar da metodologia, serão mapeados os “gatilhos” que, quando ocorrer, o seu sistema de member get member se comunicará com seus indicadores avisando-os sobre o andamento de suas indicações.

Os principais momentos chaves de contato com seus indicadores são: boas-vindas ao se cadastrar, aviso de nova indicação, aviso de nova conversão, aviso que seu cliente ganhou uma recompensa.

Além dessas, também é muito importante que seu sistema de Member Get Member se comunique automaticamente com os clientes no objetivo de engajá-los para gerar mais indicações.

Aqui na beeviral essas comunicações com seus indicadores podem ser feitas de forma rápida e pratica com notificações enviadas via e-mail e whatsapp. Clique aqui para criar uma conta e experimentar a beeviral grátis, agora mesmo: https://account.beeviral.app/Account/Register

Com esses quatro pilares bem definidos, e adaptados para as necessidades e o perfil da sua empresa, seu sucesso será bem grande.

Ah, e de brinde para você, vou deixar aqui embaixo o nosso canvas. Ele irá te auxiliar muito no planejamento estratégico das suas campanhas:

download canvas member get member
Baixe agora o canvas da metodologia desenvolvida pela beeviral para você estruturar o Member Get Member na sua empresa

FERRAMENTAS DE MEMBER GET MEMBER

A implantação do member get member na sua empresa deve ser encarado como um novo (e poderoso) canal de vendas. E para isso precisa ser feita de forma profissional.

É impensável que você controle todo processo de MEMBER GET MEMBER e dê transparência aos seus indicadores de forma manual.

Aqui na beeviral, além da aplicação da metodologia de acordo com a realidade e perfil de cada empresa, nós possuímos uma solução completa que irá controlar e automatizar 100% do seu programa de indicação. Inclusive automatizando o pagamento da recompensa aos seus indicadores.

Assista nesse vídeo abaixo uma pequena demonstração dos principais recursos da beeviral

Vídeo de demonstração da beeviral

Se você preferir, a beeviral disponibiliza um período para você experimentar a plataforma gratuitamente. Você pode criar sua conta clicando aqui: https://beeviral.app

Ou caso você prefira agendar uma conversa com nosso time de especialistas, adoraremos conhecer um pouco mais sobre você e suas metas. Clique aqui e agende uma conversa com nosso time agora mesmo: https://calendly.com/beeviral/agendamento

AS MÉTRICAS DE SUCESSO DO MEMBER GET MEMBER

Como diz William Edwards Deming na sua publicação O método Deming de administração: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/9054

E é claro que seu programa Member Get Member não será uma exceção à essa regra. Correto? Então, veremos a seguir as principais métricas utilizadas no Member Get Member para que você possa medir a eficiência do seu programa e possa fazer ajustes pontuais sempre que necessário para corrigir o rumo ou potencializar ainda mais seus resultados:

1) TAXA DE PENETRAÇÃO

Indica quantas pessoas da sua base de clientes fizeram ao menos uma indicação. A fórmula para calcular a taxa de penetração é: (#indicadores / #participantes).

Uma taxa de penetração baixa pode significar que: 1) Está ocorrendo um problema na divulgação da sua campanha e com isso seu público não sabe que você possui esse programa; ou 2) O incentivo da sua campanha (recompensas) não está atraente ao seu público e por esse motivo nem fizeram nenhuma indicação; ou 3) Que seus clientes não estejam satisfeitos com a sua empresa. Nesse último caso, é importante conferir também o seu NPS para medir a satisfação dos seus clientes.

2) EFEITO VIRAL

Indica o seu grau de viralização do seu programa. Ou seja, quantas pessoas em média são indicadas por cada indicador. A fórmula do efeito viral é: (#indicacoes / #indicadores)

Uma baixa taxa de efeito viral pode significar que: 1) Seus indicadores não estão engajados em compartilhar seus links de indicação e isso está ligado diretamente às recompensas do seu programa; ou 2) Que seus indicadores não possuem público suficiente para indicar.

3) INFLUÊNCIA

Mede o poder de persuasão que seus indicadores possuem sobre as pessoas que foram indicadas por eles. A fórmula da influência é: (#conversoes / #indicadores)

Um número baixo do indicador de influência pode significar que seus indicadores estão compartilhando seus links de forma aleatória e não para pessoas que realmente sejam o público alvo da sua empresa.

Existem muitas outras métricas que podem ser analisadas para otimizar ainda mais o seu programa de Member Get Member. A beeviral possui um dashboard completo com mais de 30 métricas que darão uma visão total de todo o seu programa:

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Dashboard para acompanhamento das métricas do Member Get Member na beeviral

CONCLUSÃO

Não é a toa que o Member Get Member está sendo apontado como uma das principais tendências do marketing digital nos próximos anos.

Aquele modelo tradicional de vendas baseado apenas em anúncios está acabando, pois estão cada vez mais caros e com baixa taxa de conversão.

Você precisa utilizar o Member Get Member na sua empresa hoje mesmo se quiser continuar crescendo de forma sustentável. E, como especialistas nesse assunto, a beeviral está aqui justamente para te ajudar nesse passo importante da sua empresa.

Acesse nossos links e veja como podemos te ajudar a bater suas metas de crescimento com baixo custo e alta taxa de conversão:

Ou agende uma conversa com nosso time de especialistas: https://calendly.com/beeviral/agendamento

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